Porsche 911 continuará sendo a combustão

O icônico esportivo será o último carro da marca a usar motor térmico, enquanto o resto da linha passará a ser elétrica

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A Porsche botou em prática planos para garantir que, até 2030, o icônico Porsche 911 continue sendo seu único modelo movido a combustão.

De acordo com um relatório da agência de notícias Reuters, mais de 80% de toda a linha da Porsche virá com sistema de propulsão totalmente elétrico até 2030, com uma única exceção – o Porsche 911!

Para garantir que o 911 permaneça movido a combustão, a Porsche contará com seu investimento em e-combustíveis (combustíveis sintéticos) e pressionará os estados da União Europeia (EU) para permitir que veículos de combustão movidos a combustível sintético sejam vendidos além da proibição estabelecida para 2035.

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É a primeira vez que a Porsche anuncia publicamente que só terá um motor de combustão à venda após 2030.

O objetivo da Porsche é fazer com que a o 911 viva o máximo com sistema de propulsão a combustão
Crédito: Divulgação
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A Porsche já anunciou que o Macan será elétrico a partir da próxima geração, seguido por 718 Boxster e Cayman e, em seguida, pelo Cayenne, seu modelo mais vendido.

O 911, porém, sempre será a exceção, de acordo com Karl Dums, chefe da Porsche para e-combustível. "Nossa estratégia em primeiro lugar é mudar para a mobilidade elétrica e...vamos produzir o 911 o maior tempo possível com um motor de combustão", disse o executivo.

Em 2022, o 911 representou 13% das vendas globais da Porsche.

Os combustíveis sintéticos deverão ser a saída para os esportivos e a Porsche está trabalhando para isso
Crédito: Divulgação
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Porsche 911

A atual geração 992 está programada para passar por um facelift ainda este ano, e alguns rumores indicam que a Porsche apresentará uma versão híbrida eletrificada pela primeira vez.

Apesar da declaração de que os combustíveis sintéticos prolongarão a vida útil do 911, a Reuters relata que alguns especialistas sugerem que a falta de investimento neste tipo de tecnologia de propulsão pode impedir sua aplicação, enquanto outros acreditam que eles são mais adequados somente para supercarros e hipercarros de última geração, devido aos altos custos dos projetos.

Karl Dums, chefe da Porsche para e-combustível
Crédito: Divulgação
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A Porsche diz que já investiu mais de US$ 100 milhões na empresa de energia HIF Global, com o objetivo de ajudar a expandir sua capacidade de produção de combustível sintético no Chile, nos Estados Unidos e na Austrália.

O relatório da Reuters sugere que a Porsche e outras montadoras como Ferrari e Lamborghini (que também investiram em combustíveis sintéticos) serão acompanhadas por marcas menores, como Morgan e BAC, que também dependem de combustíveis sintéticos neutros em carbono para sua sobrevivência.

A Porsche está investindo alto no desenvolvimento de combustíveis sintéticos.
Crédito: Divulgação
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De acordo com os analistas da Pitchbook, a indústria automobilística já investiu incríveis US$ 1,2 trilhão em combustíveis sintéticos, mas levantou menos de US$ 1 bilhão de investidores fora do setor. Atualmente, o custo de um único litro de combustível sintético pode chegar a US$ 12,90.

Os combustíveis sintéticos são feitos de dióxido de carbono capturado e hidrogênio produzido de forma renovável. Quando ele queima, o CO2 é liberado de volta para a atmosfera, o que é dito por seus produtores como um processo neutro em carbono.

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Tags:Porsche
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