Em pré-venda no Brasil desde abril, a nova geração do Porsche 911 GT3 foi apresentada oficialmente nesta terça-feira (17). As primeiras unidades do superesportivo serão entregues aos compradores ainda no segundo semestre de 2021. O preço sugerido era de R$ 1.149.000, sem contar os opcionais, uma vez que as 40 unidades disponibilizadas para o país já foram adquiridas.
A Porsche diz que ainda não há previsão de chegada para novas unidades devido à alta demanda da fábrica na Alemanha.
O novo 911 GT3 foi revelado na Europa em fevereiro. Baseado na atual geração (992), o modelo conta com uma série de alterações voltadas para o uso em pistas. Mesmo dotado de aerodinâmica aperfeiçoada, como o capô com duas entradas de ar e aerofólio inspirado na variante de corrida GT 911 RSR, o bólido é homologado para rodar em vias públicas.
Por se tratar de um modelo voltado à entrega de alto desempenho em circuitos fechados, o GT3 utiliza peças exclusivas para reduzir o seu peso. O capô, por exemplo, é feito de material compósito que mescla plástico reforçado com fibra de carbono.
Os vidros são mais finos (redução de 6 kg), rodas de liga leve forjadas e sistema de escape esportivo feito em aço inoxidável (10 kg mais leve que o convencional). No total, o GT3 com câmbio PDK pesa 1.435 kg em ordem de marcha (17 kg a mais que a versão manual).
Por dentro, o 911 GT3 conta com painel com instrumentos digitais que mostram informações, como nível de combustível, temperatura do líquido de arrefecimento e do óleo do motor, pressão dos pneus e do óleo.
Diferentemente das demais versões da linha 911, que são turbinadas, o GT3 é movido por um motor aspirado. O propulsor de seis cilindros opostos (boxer) de 4.0 litros entrega 510 cv de potência a elevados 8.400 rpm e 47,8 kgf.m de torque a 6.100 rpm.
Embora tenha a opção de câmbio manual de seis marchas no mercado europeu, no Brasil o GT3 RS está disponível somente com a caixa PDK automatizada de dupla embreagem e sete velocidades.
De acordo com a Porsche, o 911 GT3 é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos e atingir a velocidade máxima de 318 km/h. O fabricante informa que o superesportivo cumpre a retomada de 80 a 120 km/h em mero 1,9 segundo.
Apesar do desempenho impressionante, o GT3 até que tem consumo moderado de gasolina, de acordo com os dados do Inmetro: 9 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada.
A Porsche aproveita o lançamento do 911 GT3 RS para mostrar a dupla 718 Cayman (cupê) e 718 Boxster GT4 (conversível). A versão mais potente da linha 718 também possui aerodinâmica aperfeiçoada e motorização boxer de 4.0 litros naturalmente aspirada - proveniente da linha 911.
No caso dos GT4, o motor entrega “apenas” 420 cv de potência e 42,8 kgf.m de torque. A transmissão pode ser manual de seis marchas ou automatizada PDK de dupla embreagem e sete velocidades.
Os dados de fábrica informam aceleração de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos e velocidade máxima de 301 km/h para o Boxster GT4 e 304 km/h no caso do Cayman GT4.
Os preços começam em R$ 705 mil para o cupê e R$ 739 mil para o conversível.
Pintura especial (R$ 15.612), bancos revestidos de couro com costuras amarelas ou vermelhas (R$ 11.689), bancos do tipo concha (R$ 35.665), freios carbocerâmicos (R$ 52.703), entre outros, fazem parte da lista de opcionais.