Porsche 911 GT3 RS 2023 é lançado nos EUA

Por US$ 223.800, modelo vem equipado com motor boxer 4.0 de seis cilindros naturalmente aspirado de 525 cv de potência

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Alexandre Ciszewski
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A Porsche finalmente revelou seu mais recente 911 GT3 RS nos Estados Unidos. Com mais diferenças em relação ao 911 GT3 do que você poderia esperar, o lançamento custa a partir de US$ 223.800.

A nova versão do esportivo alemão vem com um spoiler dianteiro totalmente ativo, bem como a capacidade de alterar as configurações da suspensão em tempo real, diretamente por meio de um botão no volante.

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Porsche 911 Gt3 Rs (3)
Novo 911 GT3 RS tem motor boxer 4.0 de seis cilindros naturalmente aspirado de 525 cv de potência
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Na carroceria, o 911 GT3 RS tem vários elementos em Polímero de Fibra de Carbono reforçado (CFRP) que reduzem seu peso total para apenas 1.482 quilos. A Porsche implantou portas de CFRP, asas dianteiras, teto e até a tampa dianteira do material leve. Para economizar peso, os assentos são padrão com conchas de fibra de carbono .

Apesar do esforço de redução de peso, o modelo ainda vem com couro preto, Racetex e acabamento em tecido cor carbono para muitos elementos. Os clientes podem encomendar o 911 GT3 RS com o pacote Weissach ou o Clubsport, além de vários outros elementos que mudam a aparência do veículo.

Porsche 911 Gt3 Rs (2)
Peso total do novo 911 GT3 RS é de apenas 1.482 quilos graças aos elementos em fibra de carbono
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Motor do novo Porsche 911 GT3 RS

A Porsche usou um motor naturalmente aspirado no 911 GT3 RS, especificamente um boxer 4.0 de seis cilindros que entrega 525 cv de potência, graças a novas árvores de comando de válvulas, uma unidade de válvulas derivada dos carros de competição e um sistema de admissão de acelerador única.

Caso você esteja se perguntando, sim, ele ainda gira até 9.000 rpm. A economia de combustível combinada divulgada pela marca é de 7,5 km/l, enquanto as emissões de CO2 chegam a 305 gramas por quilômetro.

Porsche 911 Gt3 Rs (6)
A Porsche usou um motor boxer 4.0 de seis cilindros naturalmente aspirado no 911 GT3 RS
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O motor aprimorado é acoplado a uma transmissão PDK de sete velocidades com uma relação geral mais curta quando comparada ao seu irmão 911 GT3.

A transmissão tem entradas de ar dedicadas na parte inferior da carroceria para resfriamento ideal em dias de pista de alta velocidade e pode ajudar o 911 GT3 RS a acelerar de zero a 100 km/h em três segundos, além de atingir uma velocidade máxima de 296 km/h na sétima marcha.

Porsche 911 Gt3 Rs (4)
O 911 GT3 RS 2023 tem um conjunto de freios monobloco de pinças fixas de alumínio com seis pistões
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Sistema de freios do 911 GT3 RS 2023

Para poder parar todo esse desempenho, o mais novo 911 GT3 RS está equipado com um conjunto de freios monobloco de pinças fixas de alumínio com seis pistões cada no eixo dianteiro, sendo que esses pistões são dois milímetros maiores cada, enquanto os discos em que pressionam também são mais grossos, com diâmetro de 408 mm (cerca de 16 polegadas).

Os discos traseiros são unidades de 380 mm (14,9 polegadas) com freios de pinça fixa de quatro pistões. Naturalmente, os clientes podem encomendar o veículo com freios Porsche Ceramic Composite, que vêm com discos ainda maiores.

Rodas forjadas de liga leve com trava central são padrão, enquanto a configuração das rodas é escalonada, com pneus 275/35 R 20 na frente e 335/30 R21 na traseira.

Interior 911 Gt3 Rs 2023
Porsche 911 GT3 RS 2023 tem três modos de condução: Normal, Sport e Track
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Modos de condução

O novo 911 GT3 RS vem com três modos de condução: Normal, Sport e Track. Este último permite o ajuste individual das configurações básicas, bem como a personalização de várias outras configurações. O sistema de controle de tração, por exemplo, tem sete estágios diferentes antes de ser totalmente desligado. Mas lembre-se de não usar o último modo (Track) nas ruas, deixe para as pistas.

De acordo com a Porsche, o novo 911 GT3 RS é o carro de estrada 911 com melhor dirigibilidade já oferecido. A marca até eliminou o porta-malas dianteiro, para que ninguém possa arruinar o equilíbrio de peso colocando coisas nele. Além disso, a frente do veículo vem com um conceito de radiador central, que vem direto do automobilismo.

Em vez de ter três radiadores, o novo modelo tem apenas um grande, colocado em posição inclinada no espaço onde normalmente ficaria o porta-malas. Como as laterais do para-choque dianteiro foram liberadas de seus radiadores, a Porsche conseguiu implementar elementos aerodinâmicos ativos neles.

Novo 911 GT3 RS tem diversos elementos aerodinâmicos inteligentes
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Aerodinâmica do novo Porsche 911 GT3 RS

A asa traseira fixa não é tão fixa quanto você imagina, pois há uma lâmina traseira principal que não se move, juntamente com um elemento ajustável que ajuda a fornecer até 409 kg de downforce a 200 km/h. Quando comparado ao seu antecessor, o novo modelo oferece o dobro de downforce, além de três vezes mais que o atual 911 GT3.

Importante notar que a enorme asa traseira consegue atravessar outra barreira, a do teto do veículo, pela primeira vez em um veículo de produção da Porsche. Apenas as bordas superiores da asa traseira são mais altas que a cabine, lembre-se disso.

A falta de um spoiler dianteiro também deve ser notada, assim como as aberturas nas asas dianteiras que são usadas para ventilar os arcos das rodas dianteiras.

Você pode dizer que este é o carro dos sonhos de um especialista em aerodinâmica, pois implementa tantos elementos aerodinâmicos inteligentes em um veículo de produção com o mínimo ou nenhum comprometimento. Embora este seja um veículo orientado para o dia de pista, ele não possui compartimento de bagagem.

A fabricante alemã observa que, dirigindo a 285 km/h, a aerodinâmica do veículo gerará uma downforce total de 860 kg. Outra novidade que foi implementada no novo 911 GT3 RS é um sistema de redução de arrasto ou DRS (Drag Reduction System), que é o primeiro em um Porsche de produção que permite "achatar" as asas por um momento com o apertar de um botão para atingir uma velocidade mais alta quando desejado.

O contrário também pode acontecer, pois o 911 GT3 RS pode operar um freio a ar durante a frenagem de emergência em altas velocidades, onde os elementos da asa dianteira e traseira são ajustados ao máximo automaticamente para melhorar a desaceleração acima do que os freios das rodas permitem.

Os clientes também podem obter um cronógrafo 911 GT3 RS, fabricado pela divisão de relojoaria da Porsche em Solothurn, na Suíça. O relógio é mais do que apenas um elemento de design que combina com as rodas, pois tem certificação COSC por sua alta precisão.

Assista ao vídeo do novo Porsche 911 GT3 RS: