O Porsche Cayenne celebra 20 anos neste mês de junho e para comemorar as duas décadas de vida do modelo a marca decidiu lançar, no Brasil e no mundo, a versão mais "envenenada" de sua história, que foi chamada de "Turbo GT". O preço da brincadeira é de R$ 1.325.000 e as entregas começam nas próximas semanas.
Posicionado no topo da gama, o Cayenne Turbo GT - que existirá somente na carroceria cupê - tem algumas modificações quando comparado à versão Turbo S Coupé, como opção de apenas quatro lugares na cabine (dois na frente e dois atrás), em vez de cinco. Mas o que muda? Que motor o move? Vamos conhecer.
A "brincadeira" é de gente grande. Comparado ao Cayenne Turbo S, o Turbo GT recebeu preparação especial da mesma divisão de performance da marca - a mesma que mexe nos modelos GT2 e GT3 da linha 911, para se ter noção. Por baixo do capô, o carro carrega um motor V8 biturbo 4.0 de 640 cv e 86,7 kgf.m de torque, câmbio automático de oito marchas e sistema de tração nas quatro rodas.
Com esse conjunto, pare, se acalme e respire antes de absorver essa informação: o SUV pode acelerar de 0 a 100 km/h em incríveis 3,3 s (ele tem 2.220 kg!) e de 0 a 200 km/h em 12,2 s - praticamente os mesmos números que um 911 GT3 de geração anterior. Tem mais: a velocidade máxima é de 300 km/h. Ele é 0,6 segundo mais rápido que o Cayenne Turbo S e 90 cv mais forte.
Vale lembrar que a base do motor utilizado pelo Porsche Cayenne Turbo GT é a mesma usada pelo Lamborghini Urus e pelo Audi RS Q8. Para conquistar os números brutais, ele recebeu uma série de preparações especiais, como teto em fibra de carbono; spoiler com placas laterais em carbono e as belíssimas rodas forjadas douradas de 22 polegadas.
A proposta do SUV ainda inclui suspensão a ar (com ajuste pneumático) adaptável, que permite rebaixamento em até 1,7 cm - na comparação com o Cayenne Turbo Coupé - e aquela lista de equipamentos primorosa que um carro desse valor precisa oferecer, incluindo sistemas de auxílio à condução e toda a programação inteligente de chassis de carros de pista desenvolvidos pela marca.
O Cayenne Turbo GT traz de série todos os sistemas de chassi citados - e ainda tem pneus de alta performance desenvolvidos especialmente para ele. O resultado? Nas mãos do piloto de testes da Porsche, Lars Kern, ele fechou o clássico e tradicional circuito de Nürburgring Nordschleife com o tempo de 7min38s9, um novo recorde oficial para SUVs.



Email enviado com sucesso!