A Chevrolet S10 fabricada em São José dos Campos (SP) é baseada num projeto global da General Motors, que também originou a picape produzida e comercializada em outros mercados com o nome Colorado. Na Austrália, o modelo era vendido pela Holden, subsidiária local da GM que foi descontinuada em 2020.

Recentemente, nossos parceiros do site australiano Carsales revelaram que a Holden estava prestes a lançar uma versão exclusiva da Colorado para concorrer com a Ford Ranger Raptor importada da Tailândia. Se a GM não tivesse encerrado as atividades da marca (apenas o pós-venda foi mantido para atender os clientes), a “prima” da nossa S10 teria ganhado uma variante esportiva equipada com nada menos que o motor V8 do Camaro.
Isso mesmo, a HSV SportsCat teve dois protótipos produzidos (um deles na configuração da Colorado norte-americana) com o V8 de 6.2 litros e o câmbio automático de 10 marchas transplantados de dois Chevrolet Camaro que foram desmontados após testes de colisão.
Segundo o Carsales, os engenheiros da Holden dizem que o propulsor de 475 cv de potência e 64 kgf.m de torque permite à picape de mais de duas toneladas de peso acelerar de 0 a 60 milhas por hora (0 a 96 km/h) entre 4,5 e 5 segundos.
Para efeito de comparação, o motor 2.8 turbodiesel da Chevrolet S10 brasileira entrega 200 cv e 51 kgf.m, combinado à caixa automática de seis velocidades.
A produção da Colorado V8 chegou a ser confirmada na fábrica da GM na Tailândia, onde a picape é produzida para o mercado asiático. O segundo estágio da fabricação seria concluído na Austrália pela preparadora Walkinshaw. Na época, a Holden pretendia vender a picape por 79.990 dólares australianos (cerca de R$ 324 mil na cotação atual). A marca estimava comercializar 2 mil unidades do modelo por ano.
“Este programa de desenvolvimento de veículos surgiu porque as pessoas sempre pediam um (motor) V8”, disse ao Carsales o diretor comercial do Walkinshaw Group, Chris Polites. “O objetivo desse veículo era tornar o preço realmente competitivo. Acho que 79.990 dólares australianos era o nosso destino”, concluiu.
O executivo disse ainda que o projeto, recém-aprovado pela Holden, estava bem encaminhado com a GM para a produção na Tailândia. A faixa de preço pretendida para Colorado V8 a colocava no patamar da Ford Ranger Raptor - equipada com um motor 2.0 biturbo a diesel de 213 cv e 51 kgf.m - embora o a picape da marca australiana tivesse um chassi mais voltado para a estrada em vez de ser focado no uso off-road.
Paralelamente, o programa de desenvolvimento também incluiu uma proposta à Chevrolet para desenvolver a Colorado V8 nos Estados Unidos. Infelizmente, os dois projetos foram cancelados quando a GM decidiu encerrar as operações da Holden no início de 2020.
“Nunca iríamos fabricar a Colorado ZR2 V8 na Austrália, mas estávamos em negociações com a GM para desenvolver o carro para eles nos Estados Unidos. Nós viajamos para Detroit e nos apresentamos. Houve conversas, mas não saiu do papel”, confirmou o engenheiro-gerente da Holden Special Vehicles, David Kermond.



Email enviado com sucesso!