O canal de notícias da Webmotors

Primeira picape do mundo, Ford TT faz 105 anos

Derivado do primeiro carro de passeio, o utilitário surgiu para atender à demanda do transporte urbano de cargas

por Lucas Cardoso

Quem vê as picapes disponíveis nos mercados mundiais provavelmente nem pensa em como esse tipo de veículo surgiu. Se hoje temos picapes médias, compactas, grandes e gigantes, com cabines simples, estendidas ou duplas e para todo tipo de aplicação, devemos isso à avó das picapes: a Ford TT.
O conceito de veículo motorizado para o transporte de cargas foi inventado por Henry Ford há exatos 105 anos. Era o lançamento da TT, a primeira picape no mundo. A guerreira derivada do irmão - também pioneiro - Ford T chegou ao mercado oficialmente em 1917, num momento em que o sistema rodoviário dos Estados Unidos estava em expansão.

A vovó das picapes era uma alternativa para os empresários que já buscavam veículos pesados ou faziam adaptações no próprio Ford T. A versão oficial picape mantinha a cabine e o motor do antecessor, mas ampliava o chassi com uma estrutura mais robusta em capacidade para transportar até uma tonelada de carga útil.

Na prática, o utilitário pioneiro tinha 61 centímetros a mais de distância entre-eixos, quando comparado aos 3,05 metros do Modelo T. As mudanças da picape também envolviam melhorias na suspensão traseira, mais rígida, e no eixo de tração, mais resistente — peça que já vinha sendo usada em conversões no pós-venda —, além de rodas de madeira com estilo militar e pneus traseiros com borracha sólida.
O Modelo TT inovava ainda ao oferecer implementos que permitiam a personalização da estrutura de carga. Com isso, cada empresário podia adquirir o modelo, que custava 600 dólares, e adaptar a extensão da caçamba para atender à necessidade do seu negócio.

A demanda era tão grande que a picape acompanhou as vendas pujantes do Modelo T. Segundo a Ford, a picape TT vendeu pouco mais de 200 unidades no primeiro ano e no final da década de 1920 o utilitário já era líder da categoria.

Em 1925, a produção da picape chegou a ultrapassar a marca das 260.000 unidades e a venda total saltou para 1,3 milhão em 1928, quando a TT foi substituída pelo Modelo AA - com chassi capaz de transportar até 1,5 tonelada.

Uma evolução dos dois modelos só chegou em 1925, quando a Ford apresentou o Modelo T Runabout, que tinha a caçamba integrada à carroceria. Mas essa é outra historia...

Comentários

Carregar mais