Q4 e-tron: o novo SUV elétrico de entrada da Audi

Modelo tinha planos de ser revelado em Genebra com muita tecnologia. Ele deve chegar ao Brasil até o final deste ano

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Q4 e-tron: o novo SUV elétrico de entrada da Audi
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Tem um novo SUV elétrico preparado para chegar ao mundo... e ao Brasil. Trata-se do Q4 e-tron, que teoricamente seria apresentado neste mês no Salão de Genebra, mas será oficialmente lançado em abril - e deve chegar ao Brasil até o fim do ano, importado da Alemanha.

Com sua chegada, o Q4 e-tron será posicionado abaixo dos atuais e-tron e e-tron Sportback, os dois SUVs elétricos que a marca das quatro argolas já vende por aqui. Informações sobre a tecnologia aplicada neste novo modelo que você lê nessa reportagem vêm dos nossos parceiros mexicanos do portal Autología.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Como é o Q4 e-tron

Por ora, poucas coisas foram reveladas. Mas já sabemos que o Q4 e-tron terá interior exclusivo com um head-up display com realidade aumentada - seu maior destaque - e aproximadamente 440 km de autonomia. O modelo também é menor que o e-tron convencional. São 4,59 m de comprimento e 2,76 m de entre-eixos, o que o classificaria como um SUV médio de tamanho próximo ao do Q5.

O modelo vai, também por ora, complementar a oferta de SUVs elétricos da empresa, mas com uma proposta mais acessível e contida que a atual dupla de e-trons. Portanto, espere por valores menores que os atuais R$ 460 mil cobrados pelo SUV e-tron na versão convencional.

O Q4 e-tron será mais um carro baseado na plataforma modular MEB do Grupo Volkswagen. Por conta disso, sua capacidade de carga no porta-malas também é generosa, com 520 litros com os bancos no lugar e ótimos 1.490 litros com os bancos traseiros rebatidos.

Audi Q4 e-tron será o novo SUV elétrico da marca das quatro argolas no Brasil e no mundo até o fim do ano
Crédito: Divulgação
toggle button

Mas seu foco é a tecnologia

Além do bom espaço interno, o Q4 e-tron vai ostentar uma cabine luxuosa repleta de tecnologia, com diferentes tons no acabamento que podem ser decididos e escolhidos pelos clientes. A tecnologia começa com o painel de instrumentos digital da marca, que tem 10,25 polegadas, com um novo volante multifuncional, recém-projetado, que tem base achatada e desenho inédito.

O sistema de entretenimento, por sua vez, será fornecido por uma tela de 10,1 polegadas (ou uma opcional de 11,6 polegadas) integrada ao painel, confirmada pela Audi como a mais intuitiva já feita pela empresa até hoje, com comandos de voz e integração a smartphones.

Porém, a maior novidade do Q4 e-tron será o head-up display no para-brisa com sistema de realidade aumentada, que sobrepõe informações no vidro justamente para que o motorista não tire os olhos da estrada. Entre essas informações encontram-se dados sobre o auxílio à condução, bem como setas para indicar curvas e pontos de destino ou início do percurso do GPS.

Além disso, o novo SUV elétrico da marca vai ter um pacote de iluminação ambiente multicolorido, que pode ser combinado com uma seleção de estofamento ecológico - feito de poliéster reciclado e garrafas PET.

Audi Q4 e-tron terá painel totalmente novo, com duas telas digitais e head-up display com realidade aumentada
Crédito: Divulgação
toggle button

E o visual?

Por enquanto, o exterior do Audi Q4 e-tron ainda não foi totalmente revelado e segue com camuflagem, mas já é possível ver que o conjunto digital frontal é exclusivo, assim como o desenho da traseira. Em termos de carroceria, podemos notar um perfil de SUV bem convencional.

Para saber mais detalhes, principalmente sobre a mecânica, bateria e autonomia que o Q4 e-tron irá oferecer - dados ainda mantidos em sigilo -, teremos mesmo que aguardar sua estreia, prevista para o mês que vem.

Modelo será posicionado abaixo dos atuais e-tron e e-tron sportback, portanto será o mais barato entre os três
Crédito: Divulgação
toggle button
Comentários
Wid badge