Qual o futuro da Ford no Brasil como importadora?

Esquema por aqui não deve ser diferente do ousado plano global da empresa, de lançar carros elétricos, SUVs e picapes

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Qual o futuro da Ford no Brasil como importadora?
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O grande assunto deste início de ano foi a saída da Ford do mercado brasileiro. Depois do anúncio, as perguntas que mais ouvimos foram as já clássicas "Qual será o futuro da Ford no Brasil?" ou "É uma boa vender meu carro da Ford agora?".

Gente, calma. A Ford não vai sair do país, deve manter boa parte de suas concessionárias autorizadas (negociações de fechamentos e renovações de contratos não param de acontecer) e virar uma das grandes importadoras, certamente com volume maior que Kia e Volvo, por exemplo.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Futuro da Ford no Brasil é ousado

Tem mais: a ideia da empresa norte-americana é ousar, com produtos modernos em segmentos de nicho, globais e em sua maioria eletrificados, como a marca acredita que irá ser o futuro. É por isso que o Mustang Mach-E, SUV totalmente elétrico da fabricante que carrega o nome de um dos maiores clássicos do universo automotivo, é um dos modelos cotados a desembarcar por aqui.

Suv Elétrico Do Mustang
SUV elétrico do Mustang, Mach-E agora tem versões mais fortes, como a GT e a GT Performance Edition
Crédito: Divulgação
toggle button

Na prática, com a Ranger como "carro de entrada" no Brasil neste curto prazo - um EcoSport importado, ainda sem saber se da Argentina ou do México, poderia se tornar esse player em longo prazo -, o line-up da empresa a médio prazo deverá ser composto pela picape Maverick (rival de Toro, Oroch, da futura Tarok e cia); seguida pela Ranger e depois pelo Ford Territory, que vem da China.

Acima desses três modelos viriam o SUV médio Bronco Sport, importado do México, assim como o Edge e o "Broncão" - rival direto do Jeep Wrangler por aqui. E acima de toda essa lista de SUVs e picapes viriam os Mustang, tanto os muscle cars em versões totalmente novas (a Mach1, por exemplo, já foi confirmada) quanto o SUV 100% elétrico.

Ford Maverick
Ford Maverick será uma das novidades globais da marca. Ela será rival de Fiat Toro e demais picapes intermediárias
Crédito: Motoring.au
toggle button

Portanto, em alguns anos este pode ser o catálogo da Ford por aqui:

  • EcoSport*
  • Maverick
  • Ranger
  • Territory
  • Bronco Sport
  • Edge
  • Bronco
  • Mustang Mach-E
  • Mustang GT, Mach1, Black Shadow e outras versões
  • *O projeto do novo EcoSport ainda não está confirmado, por isso ainda figura como dúvida para diversos mercados, inclusive o brasileiro.

    Só carro relativamente caro, certo? Mas fique tranquilo! Donos de Ka, Fiesta, Focus, Courier, EcoSport ou mesmo modelos mais antigos e/ou clássicos da empresa seguirão com total assistência de concessionárias, ainda que em número de lojas reduzido, já que muitas devem fechar ou trocar de bandeira para continuar vivas.

    Bronco x Territory
    Bronco Sport x Territory: SUVs médios da Ford serão vendidos em conjunto no Brasil, cada um com sua proposta
    Crédito: Arte sobre Fotos Divulgação
    toggle button
    Comentários