Quanto mais clássico e mais conservado é o carro, maior é seu valor de revenda. Essa é uma das regras que regem o mercado desse perfil de modelo, mas alguns carros adicionam outras camadas a essa precificação. É o caso de um Chevrolet Corvette ano 1960, na próxima sexta-feira (12/5) em Indianápolis, nos Estados Unidos.
Recém-reformado, o modelo carrega uma história e tanto sobre seu chassi. Isso porque o modelo é um veículo multicampeão de provas de automobilismo da década de 1960. Naquela época, o dois lugares que hoje usa motor V8 Chevy 283 Ci 4.6 litros de 293 cv venceu várias competições.
A lista de pódios conquistadas pelo dois lugares inclui os circuitos Havana GT, Cuba GT e também o Grande Prêmio GT da Suécia. O modelo também ficou em segundo lugar na classe GT em Le Mans e em Sebring. Segundo informações do proprietário, o esportivo foi o único Corvette de eixo cardã a terminar as duas provas.
Depois desse período vitorioso, o Corvette 60 viveu um longo tempo de sumiço. Após sofrer um acidente na Suécia, foi vendido quatro vezes, desmontado e só reapareceu em 1995. Ao longo desses 14 anos, as partes foram uma para cada lado do planeta. O motor e a transmissão, por exemplo, foram vendidos separadamente e serviram a um projeto de lancha de competição na Nova Zelândia - que, depois, afundou...
Apesar da separação, a numeração do chassi (2272) permitiu que os donos confirmassem se tratar do Corvette campeão. Com isso, o modelo foi totalmente restaurado. A reforma deu ao esportivo um motor V8 4.7 litros de 290 cv e também uma transmissão manual de quatro marchas. Com esse conjunto, o Covertte 60 pode acelerar de zero aos 100 km/h em menos de 6,6 segundos.
O visual externo manteve a cor branca da carroceria, com faixas pretas e o número 4 usado na época das competições. A inscrição com o nome da equipe americana, Camoradi.USA, também fazia parte da pintura.
O mesmo vale para o interior em azul claro e com os mesmos medidores originais. Os amortecedores da Koni são os mesmos usados na época, assim como o tanque para 140 litros de combustível. Mas a capota de fibra do conversível é nova.
A reforma ficou tão boa que o modelo chegou a ganhar prêmios e foi exposto durante um tempo no Peterson Automotive Museum em Los Angeles.
É claro que toda essa exclusividade deve cobrar um preço alto. A expectativa, segundo a casa de leilão Mecum Auctions, é que o modelo seja arrematado por impressionantes 2 milhões de dólares (aproximadamente R$ 10 milhões, em conversão direta).
Para que o comprador tenha certeza do que está levando, junto com o carro irá um documento que certifica a participação na prova de Le Mans de 1960, um formulário de inspeção, fotos históricas e alguns outros documentos técnicos sobre o automóvel.



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