Quem dá mais pelo Corvette que correu em Le Mans?

Leilão venderá modelo 1960 vice-campeão na prova, que foi completamente restaurado depois de ficar 14 anos desmontado

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Quem dá mais pelo Corvette que correu em Le Mans?
Lucas Cardoso
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Quanto mais clássico e mais conservado é o carro, maior é seu valor de revenda. Essa é uma das regras que regem o mercado desse perfil de modelo, mas alguns carros adicionam outras camadas a essa precificação. É o caso de um Chevrolet Corvette ano 1960, na próxima sexta-feira (12/5) em Indianápolis, nos Estados Unidos.

O modelo passou por restauração completa, mas manteve praticamente todas as características do carro original
Crédito: Reprodução
toggle button

Recém-reformado, o modelo carrega uma história e tanto sobre seu chassi. Isso porque o modelo é um veículo multicampeão de provas de automobilismo da década de 1960. Naquela época, o dois lugares que hoje usa motor V8 Chevy 283 Ci 4.6 litros de 293 cv venceu várias competições.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

A lista de pódios conquistadas pelo dois lugares inclui os circuitos Havana GT, Cuba GT e também o Grande Prêmio GT da Suécia. O modelo também ficou em segundo lugar na classe GT em Le Mans e em Sebring. Segundo informações do proprietário, o esportivo foi o único Corvette de eixo cardã a terminar as duas provas.

O clássico foi ressuscitado com muitas peças originais, mas a capota rígida é nova
Crédito: Reprodução
toggle button

Longa história

Depois desse período vitorioso, o Corvette 60 viveu um longo tempo de sumiço. Após sofrer um acidente na Suécia, foi vendido quatro vezes, desmontado e só reapareceu em 1995. Ao longo desses 14 anos, as partes foram uma para cada lado do planeta. O motor e a transmissão, por exemplo, foram vendidos separadamente e serviram a um projeto de lancha de competição na Nova Zelândia - que, depois, afundou...

O motor usado no Corvette 60 é o V8 "283 Ci" de 290 cv de potência
Crédito: Reprodução
toggle button

Apesar da separação, a numeração do chassi (2272) permitiu que os donos confirmassem se tratar do Corvette campeão. Com isso, o modelo foi totalmente restaurado. A reforma deu ao esportivo um motor V8 4.7 litros de 290 cv e também uma transmissão manual de quatro marchas. Com esse conjunto, o Covertte 60 pode acelerar de zero aos 100 km/h em menos de 6,6 segundos.

Visual mantido

O visual externo manteve a cor branca da carroceria, com faixas pretas e o número 4 usado na época das competições. A inscrição com o nome da equipe americana,  Camoradi.USA, também fazia parte da pintura.

Após sofrer um acidente na Suécia, o modelo passou pela mão de quatro donos antes de ser restaurado
Crédito: Reprodução
toggle button

O mesmo vale para o interior em azul claro e com os mesmos medidores originais. Os amortecedores da Koni são os mesmos usados na época, assim como o tanque para 140 litros de combustível. Mas a capota de fibra do conversível é nova.

A reforma ficou tão boa que o modelo chegou a ganhar prêmios e foi exposto durante um tempo no Peterson Automotive Museum em Los Angeles.

É claro que toda essa exclusividade deve cobrar um preço alto. A expectativa, segundo a casa de leilão Mecum Auctions, é que o modelo seja arrematado por impressionantes 2 milhões de dólares (aproximadamente R$ 10 milhões, em conversão direta).

O interior do agora Corvette conversível usa revestimentos em azul claro e detalhes cromados
Crédito: Reprodução
toggle button

Para que o comprador tenha certeza do que está levando, junto com o carro irá um documento que certifica a participação na prova de Le Mans de 1960, um formulário de inspeção, fotos históricas e alguns outros documentos técnicos sobre o automóvel.

 

Comentários
Wid badge