Ram Dakota tem personalidade própria e câmera 540º

O colunista Fernando Calmon acelerou a nova picape Ram Dakota e conta como foi. Confira as impressões!

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Ram Dakota tem personalidade própria e câmera 540º
Fernando Calmon
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Prevista para chegar ao mercado no primeiro trimestre de 2026, a Dakota resgata o nome já utilizado nesta picape média entre 1998 e 2001. Apesar de compartilhar chassi, conjunto motor/câmbio e suspensões com a Fiat Titano, mantém conceitos dos produtos Ram a exemplo de capô, para-choques, sistema de iluminação e grade reformulados, além do interior exclusivo.

    • Comprar carros
    • Comprar motos
    Ver ofertas

    Dimensões: 5,35 metros de comprimento, 3,18 metros de entre-eixos, 1,82 metro de altura, 1,88 metro de largura, ângulo de entrada de 28°, ângulo de saída de 27°; ângulo central de 24° e vão livre de 22,8 cm. A capacidade de carga é de 1.020 quilos.

    A Ram Dakota impressiona pelo design agressivo e pelo conteúdo bem completo
    A nova Ram Dakota impressiona pelo design agressivo e pelo conteúdo bem completo
    Crédito: Divulgação
    toggle button

    O motor a diesel tem 2.2 litros, quatro cilindros, 200 cv de potência e 45,9 kgfm de torque.O câmbio é automático de oito marchas, com modos 4x2, 4x4 Auto, 4x4 Low e diferencial traseiro autoblocante,e os freios são a disco nas quatro rodas.

    No interior, tem tela multimídia de 12,3 polegadas, carregador de celular por indução com resfriamento, câmera 540° (enxerga ao redor em 360° e carroceria transparente em mais 180°), bons materiais de acabamento, comando de câmbio por joystick, freio de estacionamento eletromecânico (contudo sem autoimobilização nas paradas) e pacote de segurança ativa ADAS.

    O primeiro contato foi apenas em fora de estrada e a picape mostrou boa capacidade de tração, mesmo no modo "4x4 Auto". O bloqueio do diferencial traseiro é bastante funcional e responde rapidamente em todos os acionamentos.

    O bloqueio do diferencial traseiro da Ram Dakota é bastante funcional e responde rapidamente em todos os acionamentos
    Crédito: Divulgação
    toggle button

    O controle eletrônico de tração não conseguiu distribuir adequadamente a tração entre as rodas de menor e maior aderência, sendo necessário acionar o bloqueio do diferencial traseiro. A suspensão traseira tem eixo rígido e molas helicoidais de ótimo curso. O motor mostrou boa entrega de torque em baixas rotações.

    Veja também

       

      Comentários