O canal de notícias da Webmotors

Renault Zoe não será renovado e já tem substituto

Sucesso de vendas, modelo elétrico da marca francesa deve permanecer em linha até 2024 quando será lançado o 5 Electric

por Antônio Leria

O Renault Zoe, que teve sua terceira geração lançada no Brasil no mês de abril, não ganhará nova atualização. Apesar do sucesso do modelo, principalmente na Europa, onde já vendeu mais de 270 mil unidades, o elétrico não terá nova geração. A revelação foi feita ao site francês Caradisiac pelo CEO da marca, Luca de Meo, após a apresentação dos resultados da empresa no 1º semestre deste ano.
O Zoe dará lugar ao Renault 5 Electric, uma releitura do R5 da década de 1970, que chegará ao mercado a partir de 2024. O novo modelo terá porte e proposta bastante semelhantes às dele. A marca francesa já mostrou o Renault 5 Prototype, que será a base para o novo modelo.
Confira ofertas de Renault Zoe no estoque da Webmotors!

Substituição do Renault Zoe é natural

Devido às semelhanças de tamanho e público a que se destina, o CEO da Renault vê a substituição como um caminho natural. O novo elétrico irá adotar a plataforma CMF-BEV e deve chegar ao mercado por um preço inferior ao do Zoe. Segundo Luca de Meo, essa nova plataforma terá o papel de “democratizar o veículo elétrico na Europa”.
O Renault 5 Electric terá um design neo-retrô – nesse aspecto deve ter aceitação semelhante à do Fiat 500e. De qualquer forma, o Zoe ainda terá alguns anos de vida, já que deve deixar de ser produzido somente a partir da entrada do R5 na linha de montagem. Isto é, pelo menos mais três anos de mercado.

No Brasil, atualmente, o Zoe é vendido em duas versões. A mais em conta é a Zen (R$ 204.990) e a topo de linha é a Intense (R$ 219.990). O compacto, já testado aqui pelo WM1, é movido por um motor dianteiro, que entrega 135 cv e 25 kgf.m de torque instantâneo, alimentado por uma bateria de 52 kWh de capacidade. De acordo com a Renault, a autonomia chega a 385 quilômetros.

Estratégia de eletrificação

Com o Renault 5, a marca francesa espera ter tanto sucesso de vendas quanto o Zoe e o Clio (para citar também um modelo à combustão). Mas a proposta de impulsionar a eletrificação, estabelecida pela empresa no Plano Estratégico Renaulution, não começa por esse modelo. Já em setembro, a Renault irá apresentar, no Salão de Munique, na Alemanha, o Mégane E-Tech Electric.

No total, o Renaulution tem o objetivo de lançar dez novos modelos elétricos até o final de 2025, segundo anunciado por Luca de Meo na divulgação do plano estratégico, em junho. A ambição da Renault é responder por 65% do mercado de eletrificados da Europa, e para isso trabalha na realização de parcerias para produção e desenvolvimento de novas baterias.

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas