Depois de anunciar o lançamento do hatch Dolphin e a compra da antiga fábrica da Ford em Camaçari (BA), a BYD se prepara para mais um passo no mercado brasileiro: o lançamento do subcompacto Seagull (Gaivota, em inglês). O modelo deverá chegar em 2024 com a promessa de ser o carro elétrico mais barato do Brasil.
Quem confirmou a novidade foi a vice-presidente global da BYD, Stella Li, em entrevista ao jornal "O Globo", na qual comentou os planos do grupo industrial chinês para o mercado brasileiro. Segundo a executiva, o novo modelo será posicionado abaixo do Dolphin, que é vendido por R$ 149.800.
Será um posicionamento condizente com o porte do Seagull. Revelado em abril deste ano, durante o Salão de Xangai (China), o subcompacto elétrico da BYD leva quatro pessoas e é maior que outros modelos do mesmo porte já vendidos no Brasil, como o Renault Kwid E-Tech e o JAC E-JS1: são 3,78 m de comprimento, 1,72 m de largura, 1,54 m de altura e entre-eixos de 2,50 m.
Também com design inspirado nos oceanos, compartilha o mesmo layout interno de carros como o próprio Dolphin e o Yuan Plus EV, com uma grande tela multimídia no painel e um quadro de instrumentos digital com tela do tipo flutuante.
O BYD Seagull tem motor elétrico dianteiro de 75 cv, que no mercado chinês pode ser combinado a duas opções de baterias: de 30 kWh ou de 38,88 kWh. Na configuração de maior alcance, a promessa é de uma autonomia de 405 quilômetros com uma carga.
Já os preços no mercado chinês partem do equivalente a R$ 49.300 e vão até R$ 60.300. Por aqui, a expectativa é de que o modelo seja comercializado na faixa entre R$ 100 mil e R$ 120 mil.
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