O canal de notícias da Webmotors

Sedãs são minoria, mas ainda resistem

Os SUVs seguem crescendo enquanto os sedãs perdem força — mas ainda têm espaço entre os mais vendidos

por Nicole Santana

O brasileiro se apaixonou de vez pelos SUVs. Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), os utilitários esportivos já representam 53,81% do mercado em 2025, uma alta expressiva em relação aos 47,14% registrados em 2024. Isso significa que mais da metade dos carros zero-quilômetro vendidos no país são SUVs, deixando categorias tradicionais cada vez mais espremidas — especialmente os sedãs.

Desconto de 20%: anuncie hoje mesmo seu carro usado na Webmotors

Entre os sedãs, todos os subsegmentos apresentaram queda na participação de mercado no acumulado de 2025:


Mesmo os sedãs grandes, que sempre foram mais de nicho, viram uma leve alta (de 0,39% para 0,44%), mas ainda representam uma fatia muito pequena do mercado.


Por que os SUVs são a bola da vez?

Enquanto isso, os SUVs continuam em ritmo acelerado, inclusive roubando antigos compradores dos hatches e sedãs. Oferecem visual robusto, posição de dirigir elevada e, em muitos casos, pacotes de tecnologia mais atrativos.

E com a chegada de versões acessíveis - como Citroën C3 Aircross, Fiat Pulse e Renault Kardian - os SUVs estão ocupando o lugar que antes era dominado pelos sedãs de entrada e pelos compactos.

Veja ofertas do Fiat Pulse na Webmotors!



Os sedãs ainda têm vez?

Apesar da retração, os três-volumes ainda sobrevivem — especialmente em vendas diretas e para frotistas, como locadoras e motoristas de aplicativo.

Modelos como Toyota Corolla, VW Virtus e Chevrolet Onix Plus continuam bem posicionados no ranking geral de emplacamentos, mesmo que em menor volume do que no auge da categoria.

Veja também: Arrizo 6 Pro Hybrid Max Drive é boa compra?

Para o consumidor que prioriza conforto em viagens, porta-malas grande e bom comportamento dinâmico na estrada, o sedã ainda faz sentido.



E com os preços dos SUVs em alta, há quem volte os olhos para os três-volumes como uma alternativa racional.

Mas o cenário é claro: a era dos sedãs como protagonistas ficou para trás. E os dados da Fenabrave mostram que a tendência é de consolidação dos SUVs como o novo carro "padrão" do brasileiro — seja compacto, médio ou até híbrido.


Oferta Relacionada: Marca:CHEVROLET Modelo:ONIX

Deixe seu carro como novo com a Webmotors Serviços! 


Os 10 sedãs mais vendidos do Brasil em 2025

  1. Chevrolet Onix Plus - 14.141
  2. Toyota Corolla - 12.160
  3. Volkswagen Virtus - 10.137
  4. Fiat Cronos - 9.956
  5. Hyundai HB20S - 8.269
  6. Honda City - 5.609
  7. BYD King - 4.656
  8. Nissan Versa - 3.856
  9. Toyota Yaris - 3.523
  10. Nissan Sentra - 1.453

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas