Stellantis testa carro com bateria "inteligente"

Protótipo do Peugeot e-3008 estreia sistema que simplifica recarga e pode até reduzir o peso do veículo

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Stellantis testa carro com bateria "inteligente"
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Em parceria com a Saft (do grupo TotalEnergies), a Stellantis anunciou nesta sexta (19/9) que começou a testar nas ruas da França um carro elétrico com uma tecnologia nova chamada "IBIS" - um sistema inteligente que deixa a bateria mais eficiente e o carro mais simples por dentro.

O primeiro modelo a usar essa novidade é um Peugeot e-3008, que ganhou a bateria especial capaz de fazer o trabalho de várias peças ao mesmo tempo - como carregador e inversor, que normalmente ficam separados.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
Peugeot e-3008: a Stellantis testa uma nova tecnologia de bateria no SUV da marca francesa
Crédito: Divulgação
toggle button

    A nova tecnologia da Stellantis na prática

    Na prática, isso significa menos fios, menos peso e mais espaço livre no carro. Além disso, o tempo para recarregar a bateria pode cair em até 15% e o consumo de energia também deve ficar menor.

    Para quem cuida da manutenção, a Stellantis diz que o novo sistema facilita bastante o serviço e ainda ajuda a reaproveitar baterias usadas em outras funções, como em casas ou prédios.

    O projeto IBIS é fruto de uma pesquisa colaborativa com universidades e centros de tecnologia franceses.

    Os testes começaram em baterias fixas, como as usadas em prédios, e agora chegaram aos veículos. A ideia é que essa tecnologia possa ser usada nos modelos da Stellantis até o fim da década - e talvez, possivelmente, até em trens, navios e aviões no futuro.

    Segundo relatos de engenheiros da Stellantis e da Saft, o segredo da inovação está no processo de "simplificar".

    Ao juntar tudo dentro da bateria, o carro fica mais leve, pode também ficar mais barato e ainda mais fácil de se usar. Vale destacar que isso ainda deve ajudar carros elétricos e eletrificados a se tonarem mais acessíveis para todo mundo.

    Leapmotor C10 é um dos SUVs elétricos da marca chinesa do Grupo Stellantis que estreia esse ano
    Crédito: Divulgação
    toggle button

    Quais são as baterias dos EVs de hoje?

    Carros elétricos, hoje, já funcionam de maneira "simples": eles têm baterias que armazenam energia e enviam essa energia para motores elétricos. Ou seja, a energia é transformada em movimento.

    A bateria mais comum atualmente é a de íons de lítio. É usada em modelos como Tesla, BYD e Peugeot. Funciona como uma espécie de caixa de energia, que libera elétrons para alimentar o motor.

    É leve, eficiente e pode ser recarregada centenas de vezes, o que a torna ideal para uso diário. Além disso, oferece boa autonomia e a recarga é relativamente rápida.

    Outro tipo que vem ganhando espaço é a a bateria de  lítio-ferro-fosfato (LFP). É um pouco mais pesada, mas tem vida útil mais longa e é mais segura contra superaquecimento. Por isso, é muito usada em carros que priorizam durabilidade e custo mais baixo.

    Já as baterias de níquel-manganês-cobalto (NMC) oferecem alta densidade de energia. Ou seja, conseguem armazenar mais carga em menos espaço - o que garante maior autonomia. Mas estas têm custo mais elevado.

    Além dessas, há pesquisas em andamento com baterias de estado sólido, que prometem ser ainda mais seguras e eficientes, embora ainda estejam em fase de testes.

    Cada tipo tem suas vantagens e desvantagens, mas todas funcionam com o mesmo princípio básico: armazenar energia elétrica e liberá-la de forma controlada para o motor elétrico movimentar o carro. É quase como se fossem tanques de combustível invisíveis, só que cheios de eletricidade em vez de gasolina.

    Comentários
    Wid badge