O mercado de utilitário esportivos está mais aquecido do que nunca! De acordo com os dados de Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), 58,45% das vendas de automóveis zero-quilômetro feitas em janeiro foram da categoria SUV. E dentro dessa categoria há um mercado muito vasto.
Aqui o destaque vai para os SUVs médios, como Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, Volkswagen Taos, BYD Song e muitos outros. Esses, por exemplo, são os líderes em vendas na categoria.
Ainda conforme os dados mais recentes da Fenabrave, o SUV da Jeep vendeu 4.436 unidades em janeiro. No mesmo período o Song emplacou 3.185 novos exemplares, enquanto o SUV do Corolla vendeu 1.826 e o Taos somou 1.613 unidades.
No entanto, há um modelo que, de certa forma, foi esquecido pelo brasileiro - e vende bem menos, mesmo com preço mais em conta.
Trata-se do Mitsubishi Eclipse Cross. No primeiro mês do ano, o SUV vendeu apenas 586 unidades. Isso, de certa forma, pode ser visto até como injustiça, já que o carro tem um bom nível de equipamentos, conjunto mecânico interessante e preço mais acessível que os dos rivais.
A linha 2026 do Eclipse Cross está disponível em seis versões, com preço inicial de R$ 168.990. Para comparação, o Compass custa a partir de R$ 186.990, enquanto o Corolla Cross é vendido por R$ 170.690. O Volkswagen Taos tem o preço inicial mais salgado de todos: R$ 196.990.
A linha 2026 do SUV exibe o novo design frontal Dynamic Shield com conjunto óptico full-LED, com luzes de rodagem diurnas (DRLs) integradas. De forma geral, o carro tem linhas modernas e atuais, que transmitem sensação de robustez.
Itens como a antena estilo barbatana de tubarão e o aerofólio acima da tampa do porta-malas, por outro lado, valorizam a esportividade do SUV.
Desde a versão de entrada o Mitsubishi Eclipse Cross tem:
Já a versão mais equipada do Eclipse Cross 2026 tem itens como abertura e fechamento automático do porta-malas, head-up display, multimídia de 12 polegadas, piloto automático adaptativo e teto solar elétrico duplo panorâmico.
O Eclipse Cross 2026 mede 4,54 metros de comprimento, 1,80 metro de largura, 1,68 metro de altura e 2,67 metros de entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 497 litros. A altura livre do solo é de 21 centímetros, o que garante boa capacidade para enfrentar terrenos irregulares.
Todas as variantes são equipadas com o motor Mivec 1.5 litro turbo a gasolina, que entrega 165 cv de potência a 5.500 rpm e 25,5 kgfm de torque entre 1.800 e 4.500 rpm. A transmissão é automática tipo CVT, com simulação de oito marchas e modo Sport.
O SUV acelera de zero a 100 km/h em 11,1 segundos e atinge velocidade máxima de 195 km/h. A tração é integral nas versões HPE S 4x4 e HPE S Black 4x4, enquanto as demais têm tração dianteira.
Ou seja, apesar de não figurar entre os SUVs médios mais vendidos, o Mitsubishi Eclipse Cross 2026 se posiciona como uma opção interessante para quem busca um SUV com design arrojado, boa lista de equipamentos e tração integral em algumas versões - e tudo isso dentro de um preço mais acessível se comparado aos dos demais SUVs médios.



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