SUVs: quais mais ganharam e mais perderam em 2025?

Alguns modelos surpreenderam com vendas que cresceram bem mais que a média do segmento em 2025. Já outros...

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. SUVs: quais mais ganharam e mais perderam em 2025?
Evandro Enoshita
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Ah, os SUVs! Entre janeiro e novembro de 2025, esses utilitários esportivos responderam por 54,5% dos automóveis zero‑quilômetro vendidos no Brasil. É um número impressionante, que mostra como o consumidor brasileiro nem pensa em largar os carros altinhos.

    • Comprar carros
    • Comprar motos
    Ver ofertas

    O desempenho impressiona ainda mais quando olhamos para o mercado como um todo. Enquanto a soma de automóveis e comerciais leves cresceu apenas 1,82% no mesmo período, as vendas de SUVs avançaram 15,5%. Com esse ritmo, o segmento vai ultrapassar, pela primeira vez, a barreira de 1 milhão de unidades no fechamento do ano.

    Mas não basta saber que os SUVs estão em alta. A pergunta que fica é: quais modelos cujas vendas cresceram mais em 2025? E, é claro, quais perderam fôlego diante da concorrência cada vez mais acirrada?

    Para responder, mergulhei nos números da Fenabrave e selecionei o desempenho dos 10 SUVs mais vendidos do mercado brasileiro. Mostro não só os líderes de vendas, mas também como o gosto do consumidor está mudando.

    As vendas do Toyota Corolla Cross tiveram um crescimento impressionante em 2025
    toggle button

    SUVs: quem mais ganhou (e quem mais perdeu) no ano

    O grande vencedor

    Quem fecha 2025 bem melhor do que começou é o Toyota Corolla Cross. Produzido em Sorocaba, o SUV médio registrou 57.046 emplacamentos entre janeiro e novembro, um crescimento de 29,8% em relação ao mesmo período de 2024.

    Com esse resultado, o modelo ocupa hoje a terceira posição entre os SUVs mais vendidos do Brasil.

    Veja também

      Os que ficaram acima da média

      Além do Toyota Corolla Cross, outros três modelos do top 10 cresceram acima da média do segmento de SUVs.

      • Honda HR-V: de 45.618 unidades para 56.827 unidades (+24,6%)
      • Jeep Compass: de 45.341 unidades para 54.616 unidades (+20,5%)
      • Fiat Fastback: de 43.754 unidades para 51.791 unidades (+18,4%)
      • No caso do HR-V e do Fastback, o avanço certamente veio de reestilizações leves e mudanças de conteúdo. Já o Compass ganhou fôlego com um reposicionamento de preços - chegou a ficar até R$ 20 mil mais barato.

        O Honda HR-V teve quase 57 mil unidades emplacadas entre janeiro e novembro
        toggle button

        Os SUVs que perderam vendas

        Nem todos tiveram motivos para comemorar. Quatro modelos registraram queda nas vendas em 2025:

        • Chevrolet Tracker: de 61.001 unidades para 54.626 unidades (-10,5%)
        • Nissan Kicks: de 56.060 para 51.955 unidades (-7,3%)
        • Volkswagen Nivus: de 51.357 unidades para 44.480 unidades (-13,4%)
        • Jeep Renegade: de 49.894 unidades para 40.641 unidades (-18,6%)
        • Curiosamente, o Kicks perdeu espaço mesmo com o lançamento de uma nova geração, que colocou o modelo para brigar também em faixas superiores do segmento de SUVs compactos. Já o desempenho mais contido do Nivus tem explicação: o sucesso do Volkswagen Tera, SUV compacto lançado em maio e que já superou 37 mil emplacamentos.

          Efeito Tera? O Nivus fechou o acumulado de 11 meses com volume 13,4% menor de emplacamentos na comparação com 2024
          Crédito: Divulgação
          toggle button

          Os mesmos líderes

          Apesar das novidades, os líderes de 2025 ainda são os mesmos de 2024. O Volkswagen T-Cross mantém a primeira posição, com 82.116 unidades e crescimento de 11%.

          Logo atrás, o Hyundai Creta aparece como vice-líder, com 67.997 emplacamentos, alta de 8,3%. A disputa entre os dois promete ser acirrada até o fechamento do ano. Qual destes modelos levará a melhor em 2025?

          Veja também

            Tags:SUV
            Comentários