O Toyota SW4 começou 2025 com números realmente interessantes. De acordo com último balanço preliminar divulgado neste domingo (19) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o SUV grande da marca japonesa emplacou 961 unidades.
Desconto de 20% para anunciar seu carro usado hoje na Webmotors
O número é tão positivo quando comparamos com o restante do mercado que o SW4, até o momento, é o SUV mais vendido do Toyota no ano, ficando à frente até mesmo do Corolla Cross, que somou 882 novas unidades comercializadas no período - cenário que deve se inverter até o fechamento do mês (expectativa).
Outro sinal que mostra a força do SW4 é que o segundo e o terceiro SUVs grandes mais emplacados até o dia 18 de janeiro foram Jeep Commander e Caoa Chery Tiggo 8 com 525 e 477 unidades vendidas, respectivamente.
E mais que uma soberania inquestionável do SW4, os emplacamentos mostram que o segmento dos SUVs grandes continua aquecido. O que nos levam a mais uma conclusão: a Ford precisa trazer o Everest, e rápido, para o Brasil. E temos motivos para acreditar que isso acontecerá em 2025...
O utilitário esportivo da marca norte-americana, que é o SUV da picape Ranger, é constantemente especulado em nosso mercado (chegou a ser flagrado por aqui), assim como sempre é apontado como maior pesadelo do grandalhão da Toyota por questões de porte, tecnologia e mecânica. Os dois modelos criariam uma rivalidade tipo Hilux versus Ranger.
No final do ano passado, as expectativas do Everest ser lançado no Brasil cresceram depois que a Ford confirmou a comercialização do SUV na Argentina no primeiro semestre de 2025, importado, inicialmente, da Tailândia.
No entanto, a possibilidade de Everest ser feito em General Pacheco, na Argentina, existem. E caso isso aconteça, o passaporte do SUV para o Brasil estará 99,9% carimbado.
O que também faz acreditarmos na chegada do Everest é o fato de a Ford estar preparando cerca de dez novidades para 2025 no Brasil, o que abre uma margem excelente para especularmos o Everest em breve no nosso mercado. Vamos aguardar.
Em 2024, o SUV registrou 17.815 SUVs vendidos, uma média aproximadamente de 1.485 emplacamentos por mês. Porém, é preciso destacar que no fim do ano passado, o Toyota cravou números impressionantes com 1.916 e 1.964 unidades comercializadas em novembro e outubro, respectivamente.
O Commander é o seu principal rival atualmente. Com 16.745 SUVs emplacados, o Jeep foi o segundo SUV grande mais emplacado do apís em 2024, ficando bem à frente do Tiggo 8, que registrou somente 9.750 emplacamentos.