Outubro tem tudo para apresentar um novo cenário no mercado de SUVs no Brasil. Modelos mais vendidos da categoria nos nove primeiros meses de 2025, Volkswagen T-Cross e Toyota Corolla Cross atravessam o pior momento do ano, e observam a concorrência escalar o ranking dos mais emplacados.
De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), de janeiro a setembro o T-Cross acumulou 65.987 emplacamentos, liderando de maneira incontestável a lista dos SUVs mais vendidos. No mesmo período, o Corolla Cross se consolidou como segundo colocado, somando 51.973 unidades licenciadas — diferença de 14.014 para o primeiro colocado.
Agora, em outubro, no entanto, a situação é completamente diferente, sinalizando novos tempos...
Quando olhamos somente os SUVs mais comercializados, o Volkswagen T-Cross aparece fora da lista dos dez primeiros colocados. Com 1.270 emplacamentos, o modelo fabricado em São José dos Pinhais, no Paraná, é apenas o 13º colocado. A liderança, assim como no mês passado, está nas mãos do Volkswagen Tera, que, nos 12 primeiros dias do mês, já soma 3.408 veículos licenciados. Os dados são da Fenabrave.
A queda do T-Cross em outubro, entretanto, não chega a ser uma completa surpresa. E isso pelo fato de que a Volkswagen, em setembro, já deu sinais contundentes de fraqueza, fechando o mês em uma modesta 9ª colocação.
Para tentar interromper a queda, a Volkswagen está aplicando desconto de até R$ 30 mil para algumas versões, mas, até o momento, nenhum efeito foi sentido. Vamos aguardar os próximos dias.
Saiba mais:
O Corolla Cross também mostra números mais modestos em outubro. No entanto, no caso da Toyota, a queda acontece pelo fato de a produção do modelo estar paralisada em virtude do incidente climático ocorrido em setembro, que destruiu 90% da fábrica de motores em Porto Feliz, interior de São Paulo.
Veja também
A marca japonesa trabalhou rápido. Para minimizar os estragos, motores serão importados do Japão para que a produção do Corolla Cross, nas configurações híbridas, seja retomada. Já os modelos 100% a combustão deverão voltar à linha somente entre janeiro e fevereiro de 2026.
Em agosto, o Corolla Cross surpreendeu o mercado e foi o SUV mais vendido do Brasil. Em fevereiro, mesmo após o incidente, teve forças para ser o segundo mais vendido, sendo superado nos últimos dias pelo Tera. Agora, em outubro, o Toyota amarga uma quinta colocação, com 2.244 emplacamentos.
Confira o ranking dos 15 SUVs mais vendidos em outubro, até o momento:
Vídeo relacionado