Mercado de carros de passeio tem um novo líder

VW Tera é novo líder de vendas entre carros de passeio no Brasil: SUV emplacou mais de 10 mil unidades em outubro

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Mercado de carros de passeio tem um novo líder
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Volkswagen do Brasil literalmente emplacou um novo líder entre os carros de passeio no mercado brasileiro: o SUV Tera. Com apenas cinco meses de mercado - o modelo começou a ser vendido em junho -, o modelo conquistou a primeira posição no ranking nacional de vendas entre carros de passeio em outubro, com 10.161 unidades comercializadas.

As informações dessa matéria chegaram em primeira mão à equipe do WM1 e são da Volkswagen. Os dados devem ser confirmados ainda hoje pela Fenabrave, a federação brasileira de concessionárias.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
O VW Tera é o novo líder de vendas entre carros de passeio - foram 10.161 unidades em outubro
Crédito: Vitor Gustavo/Webmotors
toggle button

Aproveite:

    Volkswagen Tera: o novo líder

    O feito realizado em outubro marca a consolidação do Tera como o principal lançamento da Volks em 2025 e consolida a força da linha de utilitários da marca no país - até então, o T-Cross também vinha muito bem no segmento.

    O desempenho do Tera foi acompanhado por outros três modelos da Volks no Top 10: o Polo ficou em quinto lugar; o T-Cross em oitavo e a Saveiro, em décimo.

    Com isso, a marca revelou que encerrou o mês com 41.769 carros vendidos e 16,8% de participação de mercado.

    Segundo Fernando Silva, novo vice-presidente de Vendas & Marketing da VW do Brasil, outubro foi um marco para a empresa.

    "Assumimos a liderança entre os automóveis em tempo recorde, apenas cinco meses após o lançamento do Tera. E o que impressiona é o desempenho consistente de toda a gama", afirmou.

    Crescimento e recuperação de produção

    Desde junho, segundo a marca, o Tera já acumula mais de 27 mil unidades vendidas. Em relação a setembro, o crescimento foi de 33%, o que evidencia a rápida aceitação do SUV entre consumidores. O modelo se destaca pelo design, pelo bom nível de tecnologia embarcada e pelo posicionamento competitivo no segmento que mais cresce no país.

    Outro destaque foi a volta dos bons números do T-Cross, que precisou enfrentar "pausa" na produção em setembro na fábrica de São José dos Pinhais (PR).

    Com a retomada, o SUV compacto registrou aumento de 50% nas vendas em outubro, totalizando 7.113 unidades. No acumulado do ano, ainda se mantém como o SUV mais vendido do Brasil, com 73.102 registros.

    Polo e Saveiro mantêm força

    No segmento de hatches, o Polo continua líder absoluto. De janeiro a outubro, foram 102.860 unidades vendidas, segundo a fabricante, o que consolida o modelo como carro de passeio mais vendido do país no acumulado do ano.

    Já a Saveiro, que completa 44 anos de mercado em 2025 (seu lançamento foi em 1981), continua sobrevivendo firme entre as picapes. Com 6.437 unidades em outubro e mais de 54 mil no ano, ocupa hoje a segunda posição no segmento e fecha o top 10 geral de vendas.

    Apesar da idade, a Saveiro ainda vem bem no mercado - é R$ 3.500 mais barata que a Strada
    Crédito: Nicole Santana/WM1
    toggle button

    Família de SUVs da Volks vem forte

    A Volks reforça sua liderança no segmento de SUVs com a família "SUVW" -, composta por Tera, T-Cross, Nivus, Taos e Tiguan.

    Juntos, os modelos somaram 156.088 unidades vendidas entre janeiro e outubro de 2025. A estratégia da marca é clara: comercializar uma linha completa de utilitários para diferentes perfis de consumidores.

    Com o recente sucesso do Tera e a retomada do T-Cross, a Volkswagen quer disputar a liderança em todos os segmentos. Faz sentido: a presença de quatro modelos no top 10 nacional (Polo, Tera, Saveiro e T-Cross) evidencia a capacidade de adaptação da marca às demandas do mercado brasileiro.

     

    Comentários
    Wid badge