A Volkswagen certamente verá uma competição interna com o lançamento do Tera, o novo SUV de entrada da marca. A marca aposta tanto no novo modelo que diz que será tão importante quanto foram o Fusca e o Gol. Com preços competitivos, o Tera buscará conquistar o título de carro mais vendido do Brasil - e, assim, ultrapassar inclusive o Polo.
Mas será que o Tera oferece mais que o Polo Track, seu "irmão" hatch? Comparamos as versões de entrada de ambos para descobrir.
O Tera MPI chega ao mercado com preço sugerido de R$ 99.990, posicionando-se no limite da faixa de R$ 100 mil. Já o Polo Track é oferecido por R$ 95.990, tornando-se uma opção mais acessível dentro da linha Volkswagen. Essa diferença de R$ 4 mil pode ser decisiva para consumidores com orçamento mais restrito.
No entanto, esse valor também pode ser considerado pouco para quem deseja migrar do segmento de hatches para o de SUVs.
Os dois modelos compartilham o motor 1.0 MPI de três cilindros, que gera 84 cv de potência com etanol e 10,3 kgfm de torque. O câmbio manual de cinco marchas é padrão em ambos.
O Polo Track acelera de zero a 100 km/h em 13,4 segundos, enquanto o Tera realiza a mesma tarefa em 13,8 segundos. A velocidade máxima do Polo é de 169 km/h, ligeiramente superior à do Tera - que atinge 162 km/h. Apesar das semelhanças mecânicas, o Polo proporciona uma condução mais ágil devido ao menor peso e ao perfil mais aerodinâmico.
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Em consumo, o Polo Track tem leve vantagem. Com gasolina, registra 13,7 km/l na cidade e 15,2 km/l na estrada. Com etanol, os números são de 9,4 km/l na cidade e de 10,8 km/l na estrada.
Já o Tera, por sua vez, apresenta consumo de 12 km/l na cidade e de 14 km/l na estrada com gasolina, e de 8,5 km/l na cidade e de 10 km/l na estrada com etanol.
Portanto, o Polo é mais econômico, especialmente em trajetos urbanos. Mas não é uma diferença gritante.
O Tera, sendo um SUV compacto, oferece mais espaço interno. Mede 4,20 metros de comprimento, 1,70 metro de largura e 1,55 metro de altura, com entre-eixos de 2,56 metros. O porta-malas tem capacidade para 350 litros.
Já o Polo Track, como hatch, é mais compacto. Tem 4,07 metros de comprimento, 1,75 metro de largura e 1,47 metro de altura, mantendo o mesmo entre-eixos de 2,56 metros. O porta-malas acomoda 300 litros.
Assim, o Tera proporciona mais espaço para passageiros e bagagens, sendo mais adequado para famílias ou viagens longas.
O Polo Track é equipado com ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros e traseiros, travas elétricas, sistema de som com Bluetooth, quatro airbags (frontais e laterais), controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, computador de bordo e rodas de aço de 15 polegadas.
O Tera, em sua versão de entrada, oferece faróis e lanternas de LED, multimídia VW Play, seis airbags, frenagem autônoma, detector de fadiga, vidro, travas e retrovisores elétricos, controlador automático de velocidade, sensor de estacionamento, painel digital de oito polegadas e rodas de aço de 15 polegadas.
A escolha entre o Tera e o Polo Track depende das prioridades do consumidor. O Tera oferece mais espaço interno e uma posição de dirigir elevada, características valorizadas por quem busca conforto e versatilidade.
Já o Polo Track é mais econômico e ágil, sendo ideal para quem valoriza eficiência e custo-benefício.
Com a estratégia da Volkswagen de posicionar o Tera como seu novo carro-chefe, é provável que vejamos uma mudança nas preferências do mercado nos próximos meses.