O Tera chegou com preço inicial impressionante: R$ 99.990. O valor deixa claro que o novo SUV de entrada da Volkswagen não quer brigar apenas com Fiat Pulse, Renault Kardian e Citroën Basalt. Os hatches compactos em suas configurações de entrada também serão atacados fortemente, e aqui estamos falando de Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e também do "irmão" Volkswagen Polo.
E o Polo deverá ser exatamente a primeira vítima do Tera na versão com motor 1.0 MPI e câmbio manual. Dentro do mesmo showroom, com certeza a força de vendas da Volkswagen vai trabalhar para converter possíveis compradores de Polo Track, que parte de R$ 95.790 e tem menos equipamentos de série, em proprietários de Tera de entrada.
Outro que deverá sofrer com o SUVzinho da Volkswagen é o HB20. O modelo tem duas configurações com motor 1.0 de três cilindros e câmbio manual, a Comfort e a Limited, que partem de R$ 95.790 e R$ 99.990, respectivamente.
O Tera também irá beliscar compradores do Onix. O hatch da Chevrolet tem duas versões com valores próximos ao SUV da Volkswagen. A "sem nome" 1.0 manual e a LT 1.0 manual custam, respectivamente, R$ 94.900 e R$ 102.900.
Aliás, estrategicamente, a Volkswagen deverá posicionar o Tera como um carro de venda no varejo, garantindo maior rentabilidade à marca. Assim, deixará as vendas diretas para o Polo - onde o hatch já é muito forte e dominante. Lembrando também que o T-Cross, na opção Sense de R$ 119.990, também é muito forte nas vendas para frotistas, locadoras e clientes PcD (Pessoas com Deficiência).
Neste universo varejista, o Polo é atualmente o quarto colocado, com 14.431 unidades emplacadas no acumulado de 2025 (até abril), de acordo com dados oficiais da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). O Onix é o sétimo com 12.886 emplacamentos no varejo, e o HB20 é o décimo, com 11.190 unidades comercializadas.
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Um outro ponto muito importante nesta análise é o fator SUV versus hatch. Os utilitários esportivos se tornaram o carro zero-quilômetro favorito dos brasileiro, representando mais de 50% dos veículos novos vendidos, segundo a própria Fenabrave.
E o Tera por R$ 99.990 poderá ser a escolha do cliente que acabava partindo para um hatch - Polo, Onix ou HB20 - por não ter dinheiro suficiente para partir para um SUV de entrada acima de R$ 110 mil.
Hoje, o único SUV zero-quilômetro que custa menos de R$ 100 mil é o Citroën Basalt, que tem uma versão de entrada Feel com motor 1.0 aspirado de três cilindros, câmbio manual e valor promocional de R$ 92.990.
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