Toyota já vendeu 50 milhões de Corolla no mundo

Marca japonesa comemora feito alcançado pelo modelo em seus 55 anos de história - é carro mais fabricado na história

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Toyota já vendeu 50 milhões de Corolla no mundo
Antônio Leria
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O Toyota Corolla alcançou a marca de 50 milhões de unidades vendidas no mundo, divulgou a montadora japonesa nesta sexta-feira (13). É o modelo mais vendido na história da indústria automotiva, bem à frente do Volkswagen Golf, que já está perto dos 40 milhões. O sucesso do sedã médio é atribuído pela Toyota ao fato de ser referência em qualidade e inovação.

1967 Ke10 Corolla
O primeiro Toyota Corolla foi lançado em 1966, tinha só 3,85 m de comprimento e apenas duas portas
toggle button

O primeiro Toyota Corolla foi fabricado em 1966, tinha só 3,85 metros de comprimento e apenas duas portas - o modelo atual tem 4,63 m. E, depois de 55 anos de história, o Corolla é produzido em 15 países, número que inclui o Brasil, e, vendido em um total 150. Em 2020 foi o carro mais vendido do mundo, com 1.134.262 de unidades comercializadas, de acordo com levantamento divulgado pela consultoria Focus2Move.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

O ranking da Focus2Move aponta que o segundo modelo mais vendido também foi da Toyota, o SUV RAV4, com 971.516 unidades. O terceiro posto do pódio ficou com as picapes da série F da Ford, que alcançaram 968.179 carros comercializados.

Toyota Corolla no Brasil

Atualmente o Corolla está em sua 12ª geração. O modelo começou a ser vendido no Brasil na década de 1990, após a abertura das importações de automóveis. O carro da marca japonesa estava em sua sétima geração quando desembarcou por aqui.

7 Corolla
Toyota Corolla de sétima geração foi o primeiro a ser vendido no Brasil, ainda importado
toggle button

Em 1997, a Toyota anunciou a construção da fábrica de Indaiatuba, no interior de São Paulo, que, a partir de 1998, seria responsável pela produção do sedã médio em território nacional. O primeiro modelo fabricado por aqui já era da oitava geração.

De acordo com a Toyota, já saíram da fábrica do interior paulista mais de 1,4 milhão de unidades do Corolla. Além de abastecer o mercado nacional, o modelo é destinado a exportação para a América Latina, e chega a Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Colômbia e outros.

Toyota Corolla 1998
O primeiro Corolla produzido do Brasil, em Indaiatuba (SP), era o da oitava geração
Crédito: Divulgação
toggle button

Corolla 12ª geração é o primeiro híbrido flex

No mês de julho deste ano, o Toyota Corolla foi o sedã mais vendido no Brasil, com 3.925 unidades emplacadas, mais de mil carros a mais que o segundo colocado, o Fiat Cronos, que alcançou 2.586 emplacamentos, de acordo com os dados da Fenabrave, a associação que representa as concessionárias. O terceiro colocado foi o Hyundai HB20S, com 2.408 unidades.

De janeiro a julho, o Corolla tem 23.821 unidades emplacadas. Se formos considerar apenas os sedãs médios, está bem à frente do segundo colocado, o Honda Civic (10.538). E, se considerarmos todo os sedãs do mercado, isto é, colocarmos na conta os pequenos (como Fiat Cronos e Hyundai HB20S) e os médios (Chevrolet Onix Plus e VW Virtus, por exemplo), fica em segundo – só é superado pelo modelo da Chevrolet, que tem 29.573 emplacamentos.

Para a Toyota, a 12ª geração do Corolla, lançada no Brasil em setembro de 2019, é um marco para o modelo e para a indústria automotiva nacional. Pela primeira vez na história, um veículo híbrido com motor flex começou a ser produzido no país. E a tecnologia migrou para o irmão Toyota Corolla Cross.

Toyota Corolla
O Corolla é o sedã médio mais vendido no Brasil, bem à frente do segundo colocado, o Honda Civic
Crédito: Divulgação
toggle button

Corolla Cross é um novo capítulo

A Toyota define o lançamento do Corolla Cross, em março deste ano, como um novo capítulo do seu principal produto no mundo. O objetivo da marca é atender a demanda crescente por SUVs, com os mesmos predicados oferecidos pelo irmão sedã: qualidade e confiabilidade.

De janeiro a julho, o Corolla Cross atingiu a marca de 15.379 unidades emplacadas, de acordo com a Fenabrave. Neste mês de agosto, a Toyota, para aproveitar o bom desempenho nas concessionárias, trouxe de volta a versão de lançamento do modelo, a Special Editon, que é baseada na configuração topo de linha, a XRX Hybrid.

O grande objetivo do Corolla Cross é bater de frente com o líder do segmento de SUVs médios, o Jeep Compass, que de janeiro a julho vendeu 39.220 mil unidades. Vale lembrar que o modelo da marca norte-americana teve três meses a mais de venda, já que o Corolla Cross foi lançado em março, mês em que teve apenas 37 licenciamentos.

 Corolla Cross possui versões flex somente a combustão e híbrida
Toyota Corolla Cross possui versões flex somente a combustão e também híbrida
Crédito: Divulgação
toggle button
Comentários