Demorou, mas chegou. A Toyota enfim apresentou ao mundo oficialmente o novo Corolla GR. Assinado pela divisão esportiva Gazoo Racing, a linha 2023 do hatch foi anunciada para o mercado norte-americano e europeu em duas versões: Core e Circuit Edition. O modelo traz características que prometem agradar aos entusiastas por performance. E foi confirmado pela marca para o Brasil, mas ainda sem data definida.
O trem de força sob o capô foi a mais chamativa delas. Obra da equipe de Akio Toyoda, fundador da Gazoo Racing, o motor três cilindros 1.6 turbo G16E-GTS, capaz de render 304 cv de potência (a 6.500 rpm) e 37,7 kgf.m de torque (entre 3.000 e 5.500 rpm), é uma versão "fuçada" de fábrica do motor usado pela divisão em competições de rally sob a pele do Yaris GR.
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No Corolla GR, o propulsor rende 47 cavalos a mais e vai sempre acoplado a um câmbio manual de seis marchas, com engates encurtados pela marca. A ideia é que a experiência de direção seja sempre conectada ao conceito de carro feito para as pistas.O sistema de tração do modelo também foi pensado com foco no desempenho. Chamado de GR-Four All-Wheel-Drive (AWD), traz distribuição de torque à escolha do motorista. São três opções de divisão de potência para as rodas dianteiras e traseiras: 60-40 mais indicado para o dia a dia; 50-50 para maior aderência ou 30-70 para maior esportividade. O sistema de suspensão combina McPherson na dianteira e Multilink na traseira.
Construído sobre a plataforma TNGA-C, mesma dos nossos Corolla e Corolla Cross, o hatch esportivo também traz reforços estruturais em relação às demais opções. A marca fala em acréscimo de pontos de soldas em juntas, o que faz com que a estrutura seja ainda mais resistente.
Aerodinâmica aprimorada
Para redução de peso, o capô e os painéis das portas dianteiras do Corolla GR são fabricados em alumínio. As peças trazem entradas de ar funcionais que prometem ajudar na aerodinâmica e reduzir o arrasto do veículo. O visual da dianteira do hatch também ganha agressividade graças a um para-choque maior, com grade mais ampla e de formato irregular.
Atrás, o hatch incorpora ao visual das versões os tradicionais spoiler, escape esportivo e duas entradas de ar nas extremidades do para-choque. Já dos lados, o modelo traz rodas de liga leve de 18 polegadas calçadas com pneus Michelin Pilot Sport 4 235/40R18 e acabamento em preto.
O interior do modelo traz um painel de instrumentos digital com 12,3 polegadas. A peça traz informações como medidor de força G, um visualizador dos modos de tração, pressão do turbo, indicador de marcha, velocímetro e conta-giros. O acabamento exclusivo tem preto com detalhes em vermelho ao redor das maçanetas, console central, volante e saídas de ar laterais. O volante em couro tem detalhes em aço escovado e costuras em branco.
O detalhe se repete nos bancos que mesclam couro e camurça. As pedaleiras da versão são de alumínio. O sistema multimídia da versão tem 8 polegadas e oferece conexão com Android Auto e Apple Car Play sem fio. A central também é compatível com a Amazon Alexa.
As duas versões do Toyota Corolla GR
O Corolla GR será vendido em duas versões, ambas com preços ainda mantidos em segredo pela Toyota. São elas: Core e Circuit Edition. A primeira, prevista para chegar ainda neste ano, é mais básica e não traz todos os diferenciais esportivos, como as entradas de ar funcionais no capô, teto em fibra de carbono e as ponteiras esportivas de escape.
A lista de itens também é diferente e deixa de oferecer mordomias como carregador sem fio, volante e bancos com aquecimento (opcionais na versão). Os bancos têm revestimento mais simples, que mesclam tecidos.
Já a opção mais completa, Circuit Edition, terá número limitado de unidades e só deve dar as caras nas ruas em 2023. Além dos diferenciais citados acima, essa configuração oferece ainda pinças de freio exclusivas em vermelho e sistema de diferenciais de deslizamento limitado (LSD) Torsen. A funcionalidade é opcional na versão Core.
A segurança é igual para as duas versões que saem de série com o pacote Toyota Safety Sense 3.0. O conjunto de tecnologias semiautônomas oferecem sistema de pré-Colisão com detecção de pedestres, alerta de mudança de faixa, frenagem autônoma de emergência, detector de placas e alerta de ponto cego.
No Brasil
Consultada pelo WM1 sobre a vinda do Corolla GR para o Brasil, a assessoria de imprensa da Toyota confirmou a chegada do carro ao nosso mercado, mas ainda não há data definida para que isso aconteça. Fontes da marca revelaram que isso deve ocorrer somente no ano que vem.A divisão esportiva da marca japonesa já marca presença no mercado nacional ao assinar as versões “esportivadas” GR-Sport de Corolla (R$ 178.890), e os Corolla Cross (R$ 188.490) e da picape Hillux (R$ 348.790). As duas últimas foram lançadas no último dia 22 de março.
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