Toyota lança Corolla GR com 300 cv de potência

Versão assinada pela divisão Gazoo Racing foi apresentada oficialmente e sua chegada ao Brasil é confirmada pela marca

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Lucas Cardoso
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Demorou, mas chegou. A Toyota enfim apresentou ao mundo oficialmente o novo Corolla GR. Assinado pela divisão esportiva Gazoo Racing, a linha 2023 do hatch foi anunciada para o mercado norte-americano e europeu em duas versões: Core e Circuit Edition. O modelo traz características que prometem agradar aos entusiastas por performance. E foi confirmado pela marca para o Brasil, mas ainda sem data definida.

O trem de força sob o capô foi a mais chamativa delas. Obra da equipe de Akio Toyoda, fundador da Gazoo Racing, o motor três cilindros 1.6 turbo G16E-GTS, capaz de render 304 cv de potência (a 6.500 rpm) e 37,7 kgf.m de torque (entre 3.000 e 5.500 rpm), é uma versão "fuçada" de fábrica do motor usado pela divisão em competições de rally sob a pele do Yaris GR.

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No Corolla GR, o propulsor rende 47 cavalos a mais e vai sempre acoplado a um câmbio manual de seis marchas, com engates encurtados pela marca. A ideia é que a experiência de direção seja sempre conectada ao conceito de carro feito para as pistas.

Toyota Corolla GR tem design exclusivo: capô em alumínio e para-choques alargados
Crédito: Divulgação
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O sistema de tração do modelo também foi pensado com foco no desempenho. Chamado de GR-Four All-Wheel-Drive (AWD), traz distribuição de torque à escolha do motorista. São três opções de divisão de potência para as rodas dianteiras e traseiras: 60-40 mais indicado para o dia a dia; 50-50 para maior aderência ou 30-70 para maior esportividade. O sistema de suspensão combina McPherson na dianteira e Multilink na traseira.

Hatch tem motor turbo 1.6 acoplado a <span id="x_:58a.4" class="" tabindex="-1" role="menuitem">transmissão</span> manual de seis marchas com engates curtos
Crédito: Divulgação
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Construído sobre a plataforma TNGA-C, mesma dos nossos Corolla e Corolla Cross, o hatch esportivo também traz reforços estruturais em relação às demais opções. A marca fala em acréscimo de pontos de soldas em juntas, o que faz com que a estrutura seja ainda mais resistente.

A versão Circuit Edition tem entradas de ar no capô e teto em fibra de carbono
Crédito: Divulgação
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Aerodinâmica aprimorada

Para redução de peso, o capô e os painéis das portas dianteiras do Corolla GR são fabricados em alumínio. As peças trazem entradas de ar funcionais que prometem ajudar na aerodinâmica e reduzir o arrasto do veículo. O visual da dianteira do hatch também ganha agressividade graças a um para-choque maior, com grade mais ampla e de formato irregular.

Atrás, o hatch incorpora ao visual das versões os tradicionais spoiler, escape esportivo e duas entradas de ar nas extremidades do para-choque. Já dos lados, o modelo traz rodas de liga leve de 18 polegadas calçadas com pneus Michelin Pilot Sport 4 235/40R18 e acabamento em preto.

Para-choques foram alongados para acomodar as rodas aro 18’ com pneus mais largos
Crédito: Divulgação
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O interior do modelo traz um painel de instrumentos digital com 12,3 polegadas. A peça traz informações como medidor de força G, um visualizador dos modos de tração, pressão do turbo, indicador de marcha, velocímetro e conta-giros. O acabamento exclusivo tem preto com detalhes em vermelho ao redor das maçanetas, console central, volante e saídas de ar laterais. O volante em couro tem detalhes em aço escovado e costuras em branco.

O detalhe se repete nos bancos que mesclam couro e camurça. As pedaleiras da versão são de alumínio. O sistema multimídia da versão tem 8 polegadas e oferece conexão com Android Auto e Apple Car Play sem fio. A central também é compatível com a Amazon Alexa.

Versão Core é mais básica e tem capô sem entradas de ar
Crédito: Divulgação
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As duas versões do Toyota Corolla GR

O Corolla GR será vendido em duas versões, ambas com preços ainda mantidos em segredo pela Toyota. São elas: Core e Circuit Edition. A primeira, prevista para chegar ainda neste ano, é mais básica e não traz todos os diferenciais esportivos, como as entradas de ar funcionais no capô, teto em fibra de carbono e as ponteiras esportivas de escape.

A lista de itens também é diferente e deixa de oferecer mordomias como carregador sem fio, volante e bancos com aquecimento (opcionais na versão). Os bancos têm revestimento mais simples, que mesclam tecidos.

Já a opção mais completa, Circuit Edition, terá número limitado de unidades e só deve dar as caras nas ruas em 2023. Além dos diferenciais citados acima, essa configuração oferece ainda pinças de freio exclusivas em vermelho e sistema de diferenciais de deslizamento limitado (LSD) Torsen. A funcionalidade é opcional na versão Core.

Versão esportiva traz painel de instrumentos digital com tela de 12,4 polegadas
Crédito: Divulgação
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A segurança é igual para as duas versões que saem de série com o pacote Toyota Safety Sense 3.0. O conjunto de tecnologias semiautônomas oferecem sistema de pré-Colisão com detecção de pedestres, alerta de mudança de faixa, frenagem autônoma de emergência, detector de placas e alerta de ponto cego.

No Brasil

Consultada pelo WM1 sobre a vinda do Corolla GR para o Brasil, a assessoria de imprensa da Toyota confirmou a chegada do carro ao nosso mercado, mas ainda não há data definida para que isso aconteça. Fontes da marca revelaram que isso deve ocorrer somente no ano que vem.

A divisão esportiva da marca japonesa já marca presença no mercado nacional ao assinar as versões “esportivadas” GR-Sport de Corolla (R$ 178.890), e os Corolla Cross (R$ 188.490) e da picape Hillux (R$ 348.790).  As duas últimas foram lançadas no último dia 22 de março.

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