A Toyota anunciou que no fim do ano iniciará o processo para fechamento da fábrica da marca instalada em São Bernardo do Campo, no Grande ABC paulista. As operações realizadas na unidade, de acordo com a montadora, serão transferidas para as plantas de Sorocaba, Indaiatuba e Porto Feliz, todas no interior do Estado de São Paulo.
De acordo com comunicado da marca, emitido na terça-feira (5/4), “a iniciativa tem por objetivo buscar mais sinergia entre suas unidades produtivas e faz parte de seu plano em busca de mais competitividade frente aos desafios do mercado brasileiro e da sustentabilidade de seus negócios no País."
Segundo a marca japonesa, a unidade será desativada gradualmente a partir de dezembro deste ano, com conclusão prevista para novembro de 2023. A marca destaca que será oferecida aos 550 trabalhadores da fábrica de São Bernardo do Campo a opção de se transferirem para outra unidade da empresa.
A fábrica do Grande ABC paulista é responsável atualmente pela produção de peças que equipam modelos produzidos no Brasil, Argentina e Estados Unidos .Com 60 anos de existência, a unidade de São Bernardo do Campo foi a primeira fábrica da marca fora do Japão. Outro marco histórico da unidade é o fato de ter sido responsável pela produção do Toyota Bandeirante, modelo aposentado em 2001, por quase 40 anos.
No seu comunicado oficial, a Toyota reforça o compromisso com a sua operação no Brasil. E cita como exemplos disso a chegada do Toyota Corolla Cross no ano passado, a introdução do terceiro turno de trabalho na unidade de Sorocaba, a exportação de motores produzidos em Porto Feliz para a América do Norte e o investimento de R$ 50 milhões em Indaiatuba para renovação do Toyota Corolla.



Email enviado com sucesso!