Toyota migra operação de SBC para interior de SP

Fábrica de São Bernardo do Campo começa a ser desativada a partir de dezembro deste ano, com conclusão em 2023

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Toyota migra operação de SBC para interior de SP
Antônio Leria
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Toyota anunciou que no fim do ano iniciará o processo para fechamento da fábrica da marca instalada em São Bernardo do Campo, no Grande ABC paulista. As operações realizadas na unidade, de acordo com a montadora, serão transferidas para as plantas de Sorocaba, Indaiatuba e Porto Feliz, todas no interior do Estado de  São Paulo.

De acordo com comunicado da marca, emitido na terça-feira (5/4), “a iniciativa tem por objetivo buscar mais sinergia entre suas unidades produtivas e faz parte de seu plano em busca de mais competitividade frente aos desafios do mercado brasileiro e da sustentabilidade de seus negócios no País."

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Toyota fará desativação gradual

Segundo a marca japonesa, a unidade será desativada gradualmente a partir de dezembro deste ano, com conclusão prevista para novembro de 2023. A marca destaca que será oferecida aos 550 trabalhadores da fábrica de São Bernardo do Campo a opção de se transferirem para outra unidade da empresa.

A fábrica do Grande ABC paulista é responsável atualmente pela produção de peças que equipam modelos produzidos no Brasil, Argentina e Estados Unidos .Com 60 anos de existência, a unidade de São Bernardo do Campo foi a primeira fábrica da marca fora do Japão. Outro marco histórico da unidade é o fato de ter sido responsável pela produção do Toyota Bandeirante, modelo aposentado em 2001, por quase 40 anos.

Toyota Bandeirante foi produzido na unidade de São Bernardo do Campo até 2001
Crédito: Divulgação
toggle button

Investimentos

No seu comunicado oficial, a Toyota reforça o compromisso com a sua operação no Brasil. E cita como exemplos disso a chegada do Toyota Corolla Cross no ano passado, a introdução do terceiro turno de trabalho na unidade de Sorocaba, a exportação de motores produzidos em Porto Feliz para a América do Norte e o investimento de R$ 50 milhões em Indaiatuba para renovação do Toyota Corolla.

Fábrica de Indaiatuba receberá investimento de R$ 50 milhões para renovação do Corolla
toggle button
Comentários
Wid badge