Veja como fazer a baliza perfeita

Confira nossas dicas para você não ter mais dificuldade e aprender a estacionar em qualquer lugar

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Veja como fazer a baliza perfeita
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

No Brasil, para se tornar motorista é preciso tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Após a prova teórica, os futuros motoristas devem passar por uma avaliação prática nas ruas, que vai validar aqueles que estão aptos a dirigir. Uma das maiores dificuldades neste segundo teste é o momento de saber como fazer a baliza.

Mas além daqueles que estão prestes a tirar a CNH, há também os motoristas já habilitados que sentem alguma dificuldade com esse processo de estacionar. Eles acabam ficando com medo ou traumatizados quando encaram a direção.

Uma estimativa feita em 2018 pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) apontou que duas milhões de pessoas sofrem de medo de dirigir no Brasil. Na tentativa de ajudar a todos, o WM1 separou um passo a passo de como fazer a baliza perfeita.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
Foto mostra o para-choque de um carro prata encostado no de outro veículo, também prata, na rua
Ao estacionar, lembre-se de deixar espaço para o caro de trás ou da frente manobrar
Crédito: iStock
toggle button

Passo a passo para uma baliza correta

A baliza pode parecer extremamente difícil no começo, principalmente se já existir algum receio em dirigir. Porém, realizar a manobra mostra o quanto é simples: basta ter paciência, noção de espaço e seguir este passo a passo.

  1. Ao encontrar a vaga para estacionar, analise se o seu carro irá caber sem apertos.
  2. Feito isso, deixe o carro alinhado lado a lado de forma paralela com o retrovisor do veículo estacionado na frente da vaga que você deseja entrar.
  3. Ainda parado, vire todo o volante para o lado da vaga. Ou seja, se você estiver entrando à direita, vire tudo para este lado e o mesmo se for para a esquerda.
  4. Com o seu carro alinhado e o volante todo virado, chegou a hora de engatar a marcha-a-ré e começar a acelerar de forma bem leve. Aqui, a dica é: quando o seu farol dianteiro estiver alinhado com o para-choque traseiro do carro à frente, é hora de parar. É ideal também enxergar pelo retrovisor o farol dianteiro do veículo atrás.
  5. Agora é hora de desvirar todo o volante até o final no sentido oposto. Outra vez bem suavemente, você irá acelerar novamente para encaixar de vez o carro na vaga.
  6. Para finalizar o passo a passo de como fazer baliza, agora é hora de acertar o veículo dentro da vaga. Deixe o volante com os pneus posicionados em linha reta e engate a primeira marcha para acertar a distância do seu carro com os que estão estacionados à frente e atrás.
  7. Pronto, baliza feita! Viu como é fácil?

    Dicas para ajudar na hora da baliza

    Além do nosso passo a passo, algumas dicas podem ajudar quando você ainda está aprendendo a fazer a baliza. Algo muito comum no início é errar a entrada e perceber que não vai dar muito certo fazer a manobra. Nesses momentos, o ideal é voltar e começar tudo novamente.

    Homem ajeita espelho retrovisor do carro
    Como fazer a baliza perfeita: use os espelhos retrovisores para auxiliar na entrada da vaga
    Crédito: iStock
    toggle button

    Quanto mais você insistir com o carro torto ou muito longe do meio fio, mais vezes vai ficar indo e voltando, sem sucesso — principalmente se o espaço for limitado. Tenha paciência e volte quantas vezes for necessário.

    Uma dúvida muito comum é saber se deve parar mais próximo do carro estacionado à frente ou o de trás. Nesse caso, é importante analisar cada situação. Ou seja, verifique se um deles tem espaço para sair depois e fique mais distante do que está mais apertado — assim você evita que encostem no seu automóvel.

    Outra dica no momento de fazer baliza é verificar se o carro da frente possui engate para reboque. Assim, você não danifica seu para-choque dianteiro quando estiver fazendo aquela última ajeitadinha já dentro da vaga.

    Utilize a tecnologia ao seu favor

    Como já dissemos, a dificuldade em realizar uma baliza acontece com milhões de pessoas. Ciente disso, os fabricantes investem cada vez mais em soluções para este problema. O mais avançado, claro, são os carros autônomos, que vão dirigir sozinhos e eliminar essas complicações.

    Mas até eles se popularizarem, um dos melhores recursos atuais é o Park Assist ou assistente de estacionamento, que foi criado para estacionar o carro praticamente sozinho — você só opera os pedais de acelerador e freio, além de engatar a marcha ré.

    Detalhe do para-choque de um caro mostra os pontos que funcionam como sensores de aproximação
    Os sensores ficam geralmente no para-choque e são ótimos aliados na hora de fazer baliza
    Crédito: Divulgação
    toggle button

    Porém, para ter um carro 0 km que tenha o recurso equipado, será necessário desembolsar, no mínimo, R$ 100 mil. Como essa não é a realidade da maioria dos brasileiros, listamos três recursos tecnológicos que cabem no seu bolso. Confira!

    Sensor de estacionamento

    O mais comum deles, os sensores de estacionamento podem ser instalados nos para-choques dianteiro e traseiro e são responsáveis por ajudar o motorista a ter noção da distância com os carros parados à frente e atrás.

    Para alertar a proximidade, ele começa a apitar de forma gradual cada vez que você e aproxima mais.

    Câmera de ré

    Instalada geralmente na tampa do porta-malas ou no para-choque traseiro, a câmera de ré vai ajudar o motorista a ter mais noção de espaço enquanto ele realiza a baliza do carro. É importante se atentar ao utilizar o equipamento em veículos como o Ford Ecosport ou o Citroën Aircross, devido ao estepe na tampa traseira.

    Retrovisores tilt down

    Os retrovisores tilt down são aqueles que se inclinam automaticamente. Ele é acionado e vira para baixo quando o motorista engata a ré do veículo. A principal função desses retrovisores é mostrar a proximidade com o meio fio e evitar que as rodas encostem na guia.

    Acompanhe as principais novidades no WM1!

    Além de conhecer as melhores dicas para o seu veículo, igual esse passo a passo sobre como fazer baliza, aqui no WM1 você fica por dentro das principais novidades do mundo automotivo. Acesse o nosso portal de notícias e esteja sempre atualizado!

    Já no site da Webmotors você encontra os melhores anúncios para comprar o veículo ideal. Ou tem a oportunidade de colocar o seu carro a venda em uma vitrine que impacta milhões de pessoas de todo o Brasil.

     

    Comentários