Veículos eletrificados batem recorde de vendas

Mercado de veículos eletrificados no Brasil cresce de forma acelerada em 2025

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Veículos eletrificados batem recorde de vendas
Nicole Santana
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O mercado de veículos eletrificados no Brasil continua em ritmo acelerado. Em agosto de 2025, foram vendidos 20.222 veículos eletrificados, o que correspondeu a 9,4% de participação no total de automóveis leves comercializados no país. Os dados são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Entre janeiro e agosto, o segmento contabilizou 126.087 emplacamentos. E as projeções indicam que o ano deverá fechar com mais de 200 mil unidades - um crescimento de até 21% em relação a 2024, quando foram vendidos 177.358 veículos eletrificados.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
Veículos eletrificados batem recorde de vendas no Brasil
Os veículos eletrificados bateram recorde de vendas no Brasil
Crédito: Nicole Santana/Webmotors
toggle button

O crescimento do setor é mais rápido que o do mercado convencional: segundo a ABVE, os eletrificados avançam três vezes mais rápido que o conjunto do mercado automotivo brasileiro.

Mesmo diante de taxas de juros elevadas e do aumento do imposto de importação de veículos elétricos, a demanda por carros com propulsão alternativa se mantém aquecida, refletindo o interesse crescente dos consumidores por tecnologias menos poluentes e pela mobilidade sustentável.

Híbridos são maioria entre os veículos eletrificados

Entre os eletrificados, os híbridos flex (HEV Flex) registraram 2.245 unidades vendidas em agosto, um aumento de 118% em relação a julho (1.026 unidades). As vendas foram lideradas pelo estado de São Paulo. Esse foi o melhor desempenho do ano para essa tecnologia.

As vendas de modelo híbridos flex cresceram 118% de julho para agosto
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
toggle button

Os veículos elétricos (BEV) também bateram recorde, com 7.624 unidades comercializadas. Esse número correspondeu a um crescimento de 9% sobre julho e de 49% sobre agosto de 2024 (5.115).

Entre os plug-in, os híbridos plug-in (PHEV) lideraram em agosto, com 8.057 unidades, representando 40% do total de eletrificados.

No total, a participação por tecnologia em agosto de 2025 ficou da seguinte forma:

  • PHEV: 8.057 (39,8%)

  • BEV: 7.624 (37,7%)

  • HEV: 2.296 (11,4%)

  • HEV Flex: 2.245 (11,1%)

    O desempenho mostra que os plug-in continuam em crescimento, mesmo diante de desafios na infraestrutura de recarga. Enquanto isso, os híbridos sem recarga externa permanecem relevantes em regiões ainda em desenvolvimento nesse setor.

    Crescimento dos veículos eletrificados por região e estado

    O Sudeste liderou as vendas de veículos eletrificados no Brasil, com 9.430 unidades em agosto (46,6% do total). Esse volume foi impulsionado principalmente por São Paulo, que registrou 6.487 emplacamentos e concentrou 32,1% das vendas nacionais. Em seguida vêm as seguintes regiões:

    • Sul: 3.551 (17,6%)

    • Nordeste: 3.302 (16,3%)

    • Centro-Oeste: 3.079 (15,2%)

    • Norte: 860 (4,3%)

      Entre os municípios, São Paulo também liderou com 2.747 veículos eletrificados vendidos, seguido por Brasília (2.010), Rio de Janeiro (670), Belo Horizonte (634) e Curitiba (525).

      Investimentos e tendências

      O ano de 2025 tem sido marcado por investimentos significativos das montadoras chinesas no Brasil, incluindo a inauguração de fábricas da BYD em Camaçari (BA) e da GWM em Iracemápolis (SP).

      Novas marcas também ampliaram a oferta de modelos eletrificados, contribuindo para a diversificação do mercado e tornando os veículos elétricos e híbridos mais acessíveis para os consumidores brasileiros.

      O crescimento consistente do setor indica que a eletromobilidade no Brasil se consolida com um processo contínuo e estratégico. Além do aumento de participação no mercado, as vendas reforçam o interesse dos consumidores por alternativas menos poluentes e estimulam investimentos em tecnologia, produção local e infraestrutura de recarga em todo o país.

      Marcas como BYD e GWM terão produção nacional de veículos eletrificados
      Crédito: Divulgação
      toggle button

      Comentários
      Wid badge