Volkswagen ID.3 conversa com motorista usando luz

Primeiro modelo totalmente elétrico da marca usa um conceito de luz inovador que sinaliza as funções e avisos do carro

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Volkswagen ID.3 conversa com motorista usando luz
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O ID.3, primeiro modelo totalmente elétrico da Volkswagen apresentado no Salão de Frankfurt, representa o início de uma família de carros que significa "o futuro da marca", nas palavras da própria empresa. Mas suas tecnologias não se limitam ao fato de ser um carro puramente elétrico com design "diferentão".

De acordo com a VW, o ID.3 - que começa a ser vendido no começo de 2020 - virá de série com grande variedade de tecnologias a bordo. Além da dinâmica de condução impressionante, promete um conceito de luz inteligente no interior que torna a comunicação entre motorista e carro bem mais emocional.

Interior Volkswagen ID.3 tem tela multimídia destacada do painel e usará jogo de luzes para se comunicar com os passageiros
Painel do ID.3 terá filetes de LED que vão interagir com os ocupantes
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

COMO FUNCIONA

Segundo a Volks, o controle por voz não apenas obedece todas as palavras de comando, mas faz com que o ID.3 consiga responder visualmente aos seus ocupantes. Isso se dá por meio de uma faixa de LED que atravessa o cockpit e, de forma inteligente, troca de cor de acordo com a função.

Em relação ao comando de voz, o sistema responde enviando um sinal de luz para a cabine, exatamente como faz um sistema de inteligência artificial.

Esta luz ainda sinaliza ao motorista que o sistema de tração do veículo está ativo e que o carro foi destrancado ou bloqueado. Depois, acentua as informações emitidas pelos sistemas de assistência e navegação e sinaliza avisos de frenagem e chamadas telefônicas recebidas.

Em conjunto com o sistema de navegação, as luzes do ID.3 ainda conseguem reduzir o estresse de dirigir em um congestionamento. Segundo a Volks, o conceito recomenda alterar a pista e também pode avisar ao motorista se o carro estiver na faixa errada.

VEJA TAMBÉM