O Volkswagen T-Cross, o SUV mais vendido no mercado brasileiro, já tem um sucessor elétrico confirmado. A marca alemã apresentou no Salão de Munique o ID. CROSS Concept, um utilitário esportivo compacto 100% elétrico que adianta as linhas e tecnologias da nova geração do modelo.
A versão de produção será lançada na Europa em 2026 e marca a entrada definitiva da Volkswagen na eletrificação dos SUVs de entrada.
O conceito foi mostrado na cor Urban Jungle e inaugura a nova linguagem de design da Volkswagen, chamada de “Pure Positive”. O estilo aposta em linhas limpas, traços simpáticos e elementos inspirados em ícones como o Golf e a Kombi, incluindo as colunas C marcantes.
Com 4,16 metros de comprimento e 2,60 metros de entre-eixos, o ID. CROSS tem proporções próximas ao T-Cross europeu, mas se diferencia pelas rodas de 21 polegadas e pelo visual mais robusto.
Por dentro, o conceito busca transmitir sensação de bem-estar. O ambiente interno mistura tecidos, iluminação configurável e até plantas decorativas.
Os bancos podem ser totalmente rebatidos, criando uma área de descanso que lembra a Kombi. As telas digitais (11 e 13 polegadas) ficam alinhadas no painel, com novo volante multifuncional e comando por voz.
O porta-malas tem 450 litros, e há ainda um compartimento extra de 25 litros sob o capô.
Veja também: Volkswagen Polo terá versão elétrica
O ID. CROSS Concept utiliza a nova plataforma MEB+, evolução da arquitetura elétrica da Volkswagen. Ela traz melhorias em software, motores e baterias.
O SUV terá motor elétrico dianteiro de 211 cv de potência (155 kW), com autonomia estimada de até 420 quilômetros (ciclo WLTP). O modelo ainda é capaz de rebocar até 1.200 kg e transportar bicicletas elétricas em suporte traseiro.
Vale lembrar que o ID. CROSS Concept faz parte de uma ofensiva elétrica da marca, que também terá o ID.2 all (ID. Polo na versão de produção), o ID. GTI Concept e o ID. EVERY1.
Todos os modelos chegarão gradualmente ao mercado europeu entre 2026 e 2027, reforçando a estratégia da Volkswagen de popularizar carros elétricos de entrada
O sucesso do Volkswagen T-Cross no Brasil é inquestionável. Entre janeiro e agosto de 2025, foram emplacadas 61.252 unidades do SUV.
O resultado o deixa com larga vantagem em relação ao segundo colocado, o Hyundai Creta, que no mesmo período emplacou 45.680 unidades, conforme os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).



Email enviado com sucesso!