Aconteceu! O Volkswagen Tera ultrapassou o T-Cross em vendas em setembro e se tornou o SUV mais vendido da marca no período. De acordo com dados parciais da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o Tera soma 3.192 emplacamentos nos 16 primeiros dias do mês, contra 3.035 unidades comercializadas do T-Cross.
Apesar da pequena diferença entre os modelos e de setembro ainda não ter terminado, o fato de o Tera ter superado o T-Cross pode representar uma mudança no cenário dos SUVs mais vendidos do país. Isso porque o T-Cross foi o SUV mais vendido do Brasil em 2024, com 83.990 unidades, e é atualmente o líder de emplacamentos da categoria em 2025, com 64.286 veículos registrados no acumulado do ano.
Dificilmente o T-Cross será destronado em 2025, já que a diferença para o segundo colocado, o Hyundai Creta, ainda é relativamente grande — 15.437 veículos, para ser mais preciso. No entanto, o cenário atual mostra que, para 2026, a tarefa do SUV compacto da Volkswagen será extremamente desafiadora.
Ok, o Volkswagen Tera ultrapassou o T-Cross. Entretanto, ao analisar os demais SUVs, o jovem modelo da marca alemã ainda ocupa a segunda colocação na categoria. Isso porque o Toyota Corolla Cross, líder do segmento, já registrou 3.752 emplacamentos em setembro.
O desempenho do utilitário esportivo médio, no entanto, não chega a ser nenhuma surpresa, já que, em agosto, o Toyota foi o mais comercializado da categoria, com impressionantes 7.737 emplacamentos, contra 7.702 do T-Cross e 6.649 do Creta, terceiro colocado.
Os números de vendas do Corolla Cross em 2025 fazem do Toyota, definitivamente, uma das grandes surpresas do mercado brasileiro. No acumulado do ano, o modelo é o terceiro SUV mais comercializado, atrás de T-Cross e Creta, e à frente de representantes respeitados, como Chevrolet Tracker, Honda HR-V, Nissan Kicks, Jeep Compass, entre outros.
Confira os 10 SUVs mais vendidos em setembro, até o momento:
Com a “decolagem” nas vendas do Tera, a rivalidade com o Pulse deu uma esfriada. Isso porque a diferença entre o Volkswagen e o Fiat, em setembro, é de 1.236 unidades. A vantagem do Tera chama a atenção, pois o Pulse nunca havia ficado atrás do modelo da Volkswagen nas vendas mensais.
Aproveite:
O Tera é o novo SUV de entrada da Volkswagen no Brasil. Montado sobre a mesma plataforma do Polo e do Nivus - inclusive com a mesma distância entre os eixos de 2,56 metros -, o modelo é oferecido em quatro versões de acabamento, duas de motores e outras duas de câmbios. Os preços partem de R$ 105.890.



Email enviado com sucesso!