Se enganou quem apostou que a vida do Volkswagen Tera seria um mar de rosas a partir de outubro, mês em que o novo SUV de entrada da marca se tornou o automóvel de passeio mais vendido do Brasil, desbancando Fiat Argo, Hyundai HB20, Volkswagen Polo e companhia. Agora, em novembro, um novo rival se apresenta: estamos falando do Chevrolet Onix!
Na reta final de novembro, o hatch da marca norte-americana aparece de maneira surpreendente na liderança, com 9.083 emplacamentos, de acordo com dados parciais da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), divulgados na última sexta-feira (28). O Tera aparece logo em segundo, com 8.735.
Neste cenário, o "tudo pode acontecer" é muito bem-vindo. E isso para os dois lados, tanto para o Chevrolet quanto para o Volkswagen. Carro mais vendido entre 2015 e 2020, o Onix tem experiência em liderar o mercado brasileiro. Recentemente, o Tera também esteve atrás de alguns concorrentes faltando poucos dias para o mês acabar, mas conseguiu mostrar força na reta final.
A pressão sobre o Chevrolet Onix não é apenas do Tera. Outros dois modelos da Volkswagen também perseguem o hatch, mas com chances bem menores de fechar novembro como líder de vendas.
O primeiro deles é o Polo. O hatch, que está cada vez mais perto de ser o automóvel de passeio mais vendido do Brasil em 2025, era o terceiro até o dia 28, com 7.956 emplacamentos.
Já o quarto colocado — de maneira muito surpreendente, devemos admitir — era ninguém menos que o SUV mais vendido em 2025, o T-Cross, que acumulava 7.831. O que chama a atenção no fato de o T-Cross estar na quarta colocação no geral é que, em setembro, o modelo teve seu pior mês no ano e muitos questionaram se a Volkswagen voltaria aos patamares de antes. A resposta, agora em novembro, é um aparente "sim".
Veja os 10 carros mais vendidos até 28 de novembro de 2025:
Vídeo relacionado
Veja também