Volvo faz parceria com Google, NVIDIA e Luminar

Empresa quer que seus carros no futuro tenham zero acidentes e cria novo sistema operacional, apps e família de sensores

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Volvo faz parceria com Google, NVIDIA e Luminar
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Depois de revelar como vê seus carros do futuro, a Volvo também anunciou uma série de parcerias para seus lançamentos nos próximos anos. Com o Google, a marca sueca planeja desenvolver mais aplicativos com atualizações pelo ar para facilitar a vida de todos os motoristas e passageiros. Há, também, novos estudos para otimizar a vida das baterias de seus futuros carros elétricos.

Com a NVIDIA, a empresa promete criar um novo sistema operacional para seus automóveis. E a Luminar será a parceira no desenvolvimento de novas tecnologias de condução autônoma, por meio de uma família de sensores, de modo que seus carros possam captar dados em tempo real dos arredores e prevenir os ocupantes de acidentes. Vamos, abaixo, conhecer cada uma das novidades.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Parceria Google

A primeira parceria da Volvo, anunciada nesta quarta-feira (30), é com o Google. As gigantes multinacionais querem "levar o sistema de info-entretenimento e conectividade a um próximo nível". Segundo o fabricante, as empresas constroem juntas uma nova experiência simplificada para otimizar a segurança.

O design do sistema multimídia é desenvolvido em uma divisão de informações para o motorista, de acordo com o nível de relevância ao volante. Uma tela de alta resolução vai fornecer ao motorista as informações mais relevantes relacionadas à direção, como velocidade e níveis da bateria. Já head-up displays ajudarão a manter as informações sem que o motorista tenha que desviar o olhar.

Os carros Volvo do futuro também virão com uma tela tátil centralizada que fornecerá conteúdo, informações fáceis de se ver e interação responsiva. O princípio desse desenvolvimento é que tudo o que os clientes precisam deverá estar sempre facilmente acessível, seja por toque ou comando de voz.

"Nossas equipes passaram muito tempo com o Google para desenvolver e aprimorar nossa experiência de usuário para a próxima geração de carros da Volvo", disse Henrik Green, diretor de tecnologia do Grupo Volvo Car. Além das telas dentro do carro, a próxima geração de elétricos da Volvo também promete ter conexão perfeita com dispositivos móveis.

Todos os modelos também receberão atualizações regulares de software e novas funcionalidades Over The Air (OTA), o que garantirá que um carro Volvo esteja sempre atualizado.

Volvo Concept Recharge
Concept Recharge é a aposta de carro do futuro para a Volvo e deverá receber todos os frutos destas parcerias
Crédito: Divulgação
toggle button

Volvo, NVIDIA e Google

Com incremento da NVIDIA na parceria, outro anúncio feito pela empresa foi de que a Volvo, com o lançamento de seu primeiro SUV com base de tecnologia exclusivamente elétrica - planejado para 2022 -, vai estrear seu próprio sistema operacional, chamado VolvoCars.OS. E esse sistema terá inteligência artificial.

O VolvoCars.OS vai atuar como um "guarda-chuva" para os carros elétricos da Volvo. Incorpora os vários sistemas operacionais da empresa no carro e na nuvem - os sistemas operacionais subjacentes incluem Android Automotive OS (uma variação do Android Auto que conhecemos), QNX, AUTOSAR e Linux.

Por meio de uma variedade de interfaces de programação de aplicativos, o VolvoCars.OS dá aos criadores acesso aos recursos do carro, como dados do veículo, interfaces de usuário e recursos baseados em nuvem, como assuntos que sejam do interesse do cliente. "Isso permite que serviços e apps possam ser criados exclusivamente para os futuros carros da Volvo", afirma a empresa.

Esse sistema de computação central, que será introduzido pela primeira vez em um modelo da Volvo programado para ser revelado em 2022, é composto de três computadores principais. Estes apoiam-se mutuamente no processamento de visão operacional e inteligência artificial, computação geral e info-entretenimento, respectivamente.

A mudança para a computação centralizada também permite que a Volvo separe gradualmente o hardware do software. Isso significa que a empresa poderá introduzir ciclos de hardware mais frequentes, para que os novos modelos possam ser equipados com o hardware mais recente. É justamente aí que entra a  NVIDIA, com quem a empresa trabalha nos sistemas principais, e o Google, o parceiro de co-desenvolvimento para estes próximos sistemas de info-entretenimento.

Volvo Concept Recharge
Próximas gerações de carros elétricos da Volvo prometem melhorias. Objetivo da marca é ser 100% elétrica em 2030
Crédito: Divulgação
toggle button

Volvo e Luminar

A próxima geração de carros da Volvo também planeja ser a mais segura da empresa, graças aos níveis de software e hardware de ponta, juntamente com melhorias contínuas e mais rápidas para recursos de segurança com a ajuda de dados em tempo real.

A empresa, importante dizer, sempre adotou uma abordagem de segurança baseada em dados, com a utilização de informações de tráfego em tempo real para desenvolver tecnologias que tornem os carros mais seguros. Para sua próxima geração, a marca vai utilizar novos sensores como o LiDAR de alta resolução, fornecido pela empresa de tecnologia Luminar.

"Com a ajuda de dados que vêm da vida real, vamos acelerar nossos processos de desenvolvimento e avançar de anos para dias", garante Ödgärd Andersson, CEO da Zenseact, braço de software de direção autônoma da Volvo. "Como a coleta em tempo real gera muito mais dados, podemos criar conjuntos de alta qualidade que nos permitem tomar decisões melhores e mais rápidas sobre os próximos avanços em segurança. É um salto gigantesco", finalizou o executivo.

Os engenheiros da Volvo serão capazes de validar e verificar os recursos de direção autônoma mais rapidamente, para promover uma implantação segura da tecnologia. Graças aos dados gerados a partir de milhões de quilômetros dirigidos por dezenas de milhares de motoristas da Volvo em todo o mundo, a marca sueca promete validar os recursos da direção autônoma em localizações geográficas específicas muito mais rápido do que com um número limitado de carros em uma região.

Thumbnail Uber Volvo 1
Volvo já tem parcerias com várias empresas para desenvolver suas tecnologias de carros autônomos
Crédito: Divulgação
toggle button

Atualizações verificadas para sistemas existentes e novos recursos poderão ser implementados de forma mais rápida e por meio de atualizações pelo ar, o que aumentará a segurança dos carros. O primeiro a se beneficiar dessa nova abordagem será, claro, o novo SUV da empresa planejado para 2022 e que terá uma base de tecnologia exclusivamente elétrica.

Para processar os dados de tráfego que serão coletados em tempo real, a Volvo e a Zenseact investem em uma fábrica de dados que terá mais de 200 PebiBytes (225 milhões de gigabytes) de informações nos próximos anos. Com recurso de inteligência artificial (IA), os dados podem ser processados ​​em tempos recordes. "A segurança é parte de nossa herança e a espinha dorsal de nossa empresa, mas o software é parte crucial de nosso DNA moderno”, disse Mats Moberg, chefe de P&D da Volvo.

A ideia final é um futuro em que colisões simplesmente não aconteçam. O próximo SUV totalmente elétrico da Volvo será equipado com essa tecnologia de segurança e vai ajudar a marca a salvar ainda mais vidas ao definir como padrão a segurança automotiva. Serão sensores de última geração, inclusive o LiDAR da Luminar, e um computador de direção autônomo alimentado pelo sistema NVIDIA DRIVE Orin™.

Ao combinar este hardware de última geração com o software de Volvo, Zenseact e Luminar, a empresa espera que seu novo pacote de segurança reduza a zero as fatalidades e acidentes. Com o tempo, o carro vai melhorar e terá recursos a ponto de reagir sozinho caso o motorista não responda em situações de risco de vida após repetidos avisos. Assim, embora o ser humano sempre permaneça no controle final, o carro e sua tecnologia poderão apoiar e cuidar do motorista como um par extra de olhos e cérebros.

Comentários