Volvo S60 chega com preço igual ao do BMW Série 3

Sedã de entrada da marca sueca vai de R$ 195.950 a R$ 269.950. Versão mais esportiva Polestar chega no final do ano

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Lukas Kenji
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A Volvo completa a reformulação total da gama com o sedã S60, que chega às concessionárias até o fim de agosto. Importado da recém-inaugurada fábrica de Charlestone, Estados Unidos, o modelo será vendido em três versões, com preços idênticos ao do BMW Série 3. Os valores vão de R$ 195.950 a R$ 269.950.

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Uma versão mais potente, a Polestar, também será vendida no País, mas só chegará às lojas no fim do ano. Todas as configurações são equipadas com transmissão automática de oito velocidades, mas as motorizações são diferentes.

Na opção de entrada Momentum (R$ 195.960), o S60 tem motor 2.0 turbo de 190 cv, enquanto a configuração intermediária Inscription (R$ 229.950) entrega 254 cv. Já as duas versões mais caras são híbridas. Utilizam o mesmo motor, mas em associação com um propulsor elétrico. O R-Design (R$ 269.950) desenvolve 407 cv, enquanto a Polestar (preço a definir) proporciona 420 cv.

 S60 no Autódromo de Codegua, no Chile
S60 T4 E S60 T5 Estática 2 Min
Legenda: S60 no Autódromo de Codegua, no Chile
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O WM1 realizou teste em trajeto de aproximadamente 300 quilômetros entre as cidades de Santiago e Codegua, no Chile. A bordo da opção equipada com motor de 254 cv, não houve surpresas até porque os motores já são utilizados em outros modelos da Volvo. No S60, o acerto é um pouco mais dinâmico, com posição de guiar mais próxima do solo.

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Isso dá a sensação de que o carro está mais na mão. A direção é bastante direta, mesmo sem acionar a opção mais esportiva dos modos de direção. O sedã transmite segurança em curvas de alta velocidade e é ágil em ultrapassagens.

Porém, na pista do Autódromo de Codegua, eram esperadas respostas mais rápidas, especialmente em retomadas. Fizeram falta ainda aletas para interferir na escalonagem da transmissão.

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Embora não tenha aptidão para a pista, o S60 cumpre com seu papel na estrada e no perímetro urbano, seu lugar de direito. Mas a diferença de comportamento para a opção híbrida é gritante. A volta para Santiago foi mais desenvolta na versão R-Design de 407 cv e torque de 61,2 kgf.m.

Uma amostra da agilidade dela fica a cargo dos números de aceleração de 0 a 100 km/h, que são cumpridos em 4,4 segundos. Tal desempenho transforma o S60 no sedã compacto de luxo mais rápido da categoria.

S60 T5 Inscription Estática 5 Min
Motor 2.0 turbo de 254 cv
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O modelo da marca sueca também é o mais comprido e com o maior entre-eixos do segmento. Tem 4,76 metros de comprimento, que aumentou 12,6 cm, além de 2,67 cm de entre-eixos, que teve ganho de 9,6 cm.

Por outro lado, a altura elevada do túnel central impossibilita a viagem de três adultos no banco traseiro com conforto.

Este é um dos poucos poréns do ambiente interno do sedã. O S60 mescla materiais de boa qualidade mesmo na versão de entrada. Há elementos em preto brilhante, cromado, couro e até madeira. Nas versões híbridas, a manopla de câmbio é de cristal.

S60 T8 R Design Interior 1 Min
Há três opções de acabamento diferentes
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S60 T8 R Design Interior 8 Min
Central multimídia de 9 polegadas
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A central multimídia também contribui para o ambiente moderno e requintado do carro. O sistema constitui-se de peça de 9 polegadas que lembra um tablet e compartilha informações com o painel de instrumentos digitais.

Por meio dos gadgets é possível gerenciar diversos itens do carro, como as tecnologias semiautônomas de segurança. O S60 dispõe de frenagem de emergência, alerta de mudança de faixa, piloto automático adaptativo, alem de Pilot Assist, que interfere na direção, frenagem e aceleração do veículo.

S60 T8 R Design Interior 6 Min
Sistema de som Harman-Kardon é diferencial da versão R-Design
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Esses são itens de série presentes em todas as versões, assim como faróis full LED, sensores de estacionamento dianteiros e traseiro, câmera de ré, ar-condicionado digital de duas zonas, sensores de chuva freio de estacionamento elétrico, além da central multimídia e cluster digital.

As versões Inscription e R-Design ganham ainda teto solar panorâmico, alerta de tráfego cruzado, monitoramento de ponto cego, alerta de colisão traseira, chave presencial e faróis auto-direcionais. A configuração topo de linha tem a exclusividade do sistema de som Harman-Kardon de 600W de potência.

Sedã acelera na pista de Codegua, Chile
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Traseira é quem mais se destaca em relação ao S90
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Nenhum desses itens é novidade na linha Volvo. O mesmo pode ser dito a respeito do design. Pouquíssimos elementos, especialmente na parte traseira, diferenciam o S60 do sedã maior S90. Segundo a Volvo, a ideia é transmitir uma imagem mais atlética ao modelo menor, porém, não há nada que lhe confira identidade.

Esse não deve ser, porém, um ponto que interfira diretamente na escolha do consumidor. A Volvo colocou o que tem de melhor na marca tambem no S60 em busca do terceiro lugar em vendas na categoria. Isso significa ficar atrás de BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C, mas a frente do Audi A4.

A expectativa da marca é vender 1.200 unidades do S60 por ano, sendo que a versão de entrada Momentum deve corresponder a 40% do mix. Atualmente, a marca conta com rede de 36 concessionárias, sendo que mais duas devem ser inauguradas até o começo de 2020.

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