Volvo tem apenas carros eletrificados no Brasil

Marca finaliza fase transitória e agora só oferece carros híbridos e elétricos em nosso país

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Volvo tem apenas carros eletrificados no Brasil
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Volvo vai anunciar neste mês de maio que entrou em uma nova fase de sua vida no Brasil. Isso porque a marca parou de importar modelos movidos somente com motor a combustão e a partir de agora todos os carros que oferece ao mercado são híbridos ou elétricos, portanto eletrificados.

Ainda há em estoque, segundo a empresa, algumas unidades dos SUVs XC40 e XC60 com os motores convencionais, mas a mudança acontece depois da decisão da empresa de deixar de importar a perua V60, o único modelo que ainda era oferecido sem qualquer ligação com a eletricidade.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Carro eletrificado: híbrido ou elétrico

A Volvo é a segunda empresa que transforma toda sua linha de produtos - a primeira foi a Lexus, marca de luxo da Toyota. Essa é uma nova tendência mundial, já que leis e decisões de vários mercados ao redor do planeta vão apertar as fabricantes para esse tipo de tecnologia. Isso significa que, em alguns anos, muitas das marcas que conhecemos serão produtoras de carros eletrificados.

Só que esse caminho será trilhado aos poucos. Não teremos 100% dos carros elétricos em nosso mercado de forma repentina. O que vai acontecer é uma transformação: começa por modelos híbridos-leves (que já existem em nosso país), passa por híbridos convencionais, seguidos por plug-ins e, por fim, os elétricos - que já existem também, mas ainda são muito caros.

Estacionamento Híbridos Volvo
Já são mais de 150 postos de carregamento de carros eletrificados só em São Paulo (SP)
Crédito: Divulgação
toggle button

Enquanto esse caminho é traçado, a Volvo mostra querer ser pioneira no quesito. Confira, abaixo, quais são os atuais carros vendidos pela empresa sueca em nosso país - todos eletrificados.

1. XC40 Recharge Electric

Único modelo 100% elétrico da empresa, começa a ser vendido "em breve", segundo o site oficial da Volvo. Lá fora, usa um motor elétrico movido a bateria de 407 cv, posicionado no assoalho do carro, que consegue fazê-lo arrancar de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos. A autonomia é de mais de 200 milhas, ou seja, cerca de 320 quilômetros.

2. XC40 Recharge Hybrid Plug-in

É o modelo mais barato vendido atualmente pela empresa. Custa iniciais R$ 259.950 e vem com um conjunto híbrido formado por um motor 1.5 de três cilindros e 180 cv acoplado a um elétrico, também dianteiro, de 82 cv - juntos, rendem 262 cv e 43,3 kgf.m de torque. A autonomia puramente elétrica é de 47 quilômetros. Faz 24,5 km/l na cidade e 22,3 km/l na estrada e acelera de 0 a 100 km/h em 7,3 s.

3. XC60 Recharge Hybrid Plug-in

O SUV médio é vendido pela empresa agora somente na configuração Recharge, seja na versão Momentum, R-Design, Inscription ou Polestar Engineered. A mais barata custa R$ 359.950, exatos R$ 100 mil a mais que o XC40, e vem com um motor 2.0 turbo de quatro cilindros combinado a um elétrico que, juntos conseguem render 407 cv. É outro que pode rodar só no modo elétrico, por 54 km.

Volvo XC60
XC60 agora só oferece o conjunto mecânico Recharge, nas versões Momentum, R-Design, Inscription e Polestar
toggle button

4. S60 Recharge Hybrid Plug-in

O sedã mais barato da Volvo atualmente é o S60, médio, que custa a partir de R$ 334.950 (na versão R-Design) - a mais cara, Polester Engineered, sai por R$ 371.950. No modelo de três volumes, o motor é o mesmo utilizado pelo XC60, mas a autonomia puramente elétrica pode chegar a 59 quilômetros. O sedã acelera de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos e chegar a 250 km/h de velocidade máxima.

5. XC90 Recharge Hybrid Plug-in

O maior SUV da empresa, o primeiro dessa nova linha visual dos carros da marca, também só tem versão híbrida a partir de agora - na verdade, já há alguns meses. O XC90 é vendido nas versões Momentum, R-Design e Inscription e custa a partir de R$ 449.950 - reparou que na escala de utilitários da empresa os preços sobem em escalas altas? O XC90 consegue rodar 46 km sem gastar gasolina.

6. S90 Recharge Hybrid Plug-in

O sedã da linha 90 custa a partir de R$ 384.950 e consegue rodar até 58 km no modo puramente elétrico. Assim como o XC90, também usa o motor 2.0 turbo a gasolina combinado a um elétrico que juntos conseguem entregar 407 cv e 65,3 kgf.m. Com câmbio automático de oito marchas e tração nas quatro rodas, acelera de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos e consegue chegar a 250 km/h.

S90 T8 e XC60 T8
Modelos híbridos da linha 60 e 90 da Volvo carregam conjunto capaz de entregar 407 cv
Crédito: Lukas Kenji
toggle button
Comentários