Volvo XC40: como é rodar 673 km e gastar só R$ 14

Percurso entre São Paulo e Ribeirão Preto mostrou as vantagens e os apuros que é viajar com um carro elétrico no Brasil

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Rodrigo Ferreira
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Você pode achar que o título é pegadinha, mas garanto que não. Durante o nosso teste de um mês com o novo Volvo XC40 elétrico fizemos um ida e volta entre São Paulo e Ribeirão Preto. O gasto foi de apenas R$ 14 reais. Ou o equivalente ao preço de pouco mais de dois litros de gasolina na capital paulista.

A ideia não era ganhar uma prova de mais mão de vaca ou de Tio Patinhas, mas sentir na prática o que é ter um carro elétrico. Adianto que a viagem foi com emoção.

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O primeiro passo foi encher o tanque, ou melhor, as baterias do SUV. Por sorte, encontrei um carregador do tipo 2 num estacionamento a duas quadras de casa. Porém, para utilizá-lo, como a maioria dos carregadores em locais privados, foi preciso pernoitar com o carro no local. Nem havia andado um quilômetro da minha viagem e já tinha um recibo de R$ 14 do estacionamento no bolso.

Mas, enfim, teste é teste. Malas no carro, patroa acomodada e destino traçado. Veio a primeira surpresa, o sistema Google instalado na nova central multimídia do Volvo, além de calcular a rota do trajeto te indica com quanto de carga o utilitário irá chegar no destino. E o resultado foi desanimador.

Volvo Xc 40 Recharge 3847
Volvo mostra informações sobre o caminho da viagem e calcula com quando de carga chegará
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Autonomia flutuante do Volvo XC40

Levaríamos 3h42 até Ribeirão. Até aí tudo bem, percorreríamos 314 km, pela rota mais curta, ok. Mas, segundo a estimativa, chegaríamos com apenas 2% de carga na bateria. Isso foi bem assustador. Segundo a Volvo, a autonomia máxima do XC40 Recharge Pure Drive é de até 418 km, porém não era isso que o assistente do Google me indicava na central multimídia.

Nem havia começado a viagem e já estava estressado. Imagina ficar parado na rodovia, sem carga e com um carro que não pode ser rebocado. Nada bom.

Apesar do prognóstico desanimador, a missão estava dada, então bora. Para evitar trânsito, sai às 7h, do sábado. Entre a minha casa e a Rodovia dos Bandeirantes um pequeno trecho de trânsito mais lento na Marginal Pinheiros e, para a minha angústia, o assistente refez as contas e eu chegaria em Ribeirão com 0%. Ou seja, não chegaria.

 Volvo XC40 elétrico tem autonomia de até 418 quilômetros, mas depende da pilotagem
Volvo XC40 REcharge
Legenda: Volvo XC40 elétrico tem autonomia de até 418 quilômetros, mas depende da pilotagem
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Será que o peso extra das malas, o meu modo de condução, os trechos de subida, o que será que fazia o computador calcular que não conseguiríamos chegar? Enfim, mil pensamentos, mas não tinha o que fazer, o jeito era continuar e torcer.

O percurso mais curto indicava um bom trecho da Rodovia dos Bandeirantes, uma das melhores do país. O asfalto liso e a velocidade constante fizeram bem para os cálculos de autonomia. Nos primeiros 50 km o marcador voltou a indicar que não só chegaríamos até Ribeirão Preto como ainda teríamos 3% de energia no tanque, ops, nas baterias.

Pedágio ajuda a aumentar a autonomia

Tem coisas que só um elétrico te proporciona. Por conta da regeneração da bateria, frear para pagar o pedágio ajuda para aumentar a autonomia. E como o que mais tem entre São Paulo e Ribeiro Preto é pedágio em pouco tempo o indicador já marcava 6% até o destino.

Porém, a vitória ainda não estava garantida e por um descuido meu não saí para a Rodovia Anhanguera na região de Campinas e continuei pela Bandeirantes. Não chegou a ser um erro, porque os dois caminhos levam a Ribeirão (além disso é mais seguro e confortável ir por este trajeto), mas o acréscimo de alguns kms baixou a expectativa da bateira a 0% na chegada. E o pior, ainda perdi um ponto de recarga num posto Graal no meio do caminho.

Volvo Xc 40 Recharge 3817
Volvo XC40 tem sistema de regeneração de baterias que usa energia gerada pelas frenagens
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Caça ao carregador e apreensão no Volvo XC40

Confesso que neste momento a esposa perdeu o sorriso, sacou o celular e começou a ver alternativas de carregamento. Encontramos um carregador de carga rápida (150 KW) no Graal Coral, em Pirassununga.

O único problema é que até o Graal faltava mais de uma hora de viagem e uma distância de 120 km. Tenso. Quem já rodou com pouco combustível no tanque, sem saber se vai encontrar um posto pela frente, sabe do que falo.

No nosso caso, a gente até sabia que encontraria o abastecimento, mas não sabíamos se o carregador estaria em funcionamento e, pior, se não estaria em uso. Nessa altura da viagem, só nos restava torcer. Mil pensamentos vinham à mente. Teríamos que chamar um guincho, abortar a viagem, voltar para casa de táxi, cancelar a visita aos amigos...

Volvo XC40 elétrico: viagens exigem planejamento por conta da falta de pontos de recarga
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Foi angustiante, não vou negar. O aperto só passou quando vi o carregador, no fundo do posto, quase no meio do mato, livre, sem carros e, o que foi melhor, funcionava!! Comemoramos como gol numa final de campeonato. Que alívio. É Goooolll.

O aparelho é uma parceria do restaurante com a EDP e faz parte de um projeto de instalar carregadores de cargas rápidas em pontos chave nas rodovias. Por enquanto, o carregamento é grátis. Basta baixar o aplicativo da empresa e começar a carregar.

 Carregamento em 30 minutos

No caso do XC40, chegamos com 35% de bateria e em 34 minutos carregamos até os 84%. Segundo o marcador da “bomba” foram entregues 41,6 Kwh no “tanque”. Mais do que o suficiente para irmos até Ribeirão. De quebra, aproveitamos a parada para tomar um café e fazer um pit-stop no banheiro.

Ribeirão Preto é uma das maiores cidades do estado e uma das mais ricas também. Porém, em termos de eletrificação ainda há uma longa estrada a seguir. Não há muitos carregadores públicos e, vários dos que estão disponíveis, ficam em concessionárias. Que fecham aos finais de semana.

A solução foi usar uma vaga no Shopping Iguatemi, que conta com carregadores da Volvo e, para minha surpresa, não cobram para estacionar. Deixamos o carro pernoitar no local.

Alguns shoppings têm carregadores para os veículos elétricos sem cobrança
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Volta tranquila para casa

Baterias 100% carregadas. Bora voltar. Mais descolados, fizemos uma parada estratégica no mesmo posto Graal de Pirassununga para encher as baterias, mesmo sem precisar. Com isso, eliminamos o problema de chegar à São Paulo quase sem “combustível”.

Mesmo assim, fizemos mais uma parada no caminho. Também em um Graal (125). Só para testar o sistema. Também achamos a vaga livre e o carregador em funcionamento.

Depois de quatro horas e meia, chegamos em casa com 31% de carga nas baterias. Parar no caminho preventivamente foi uma boa sacada, mas aumentou em mais de uma hora o nosso tempo de chegada.

Sim, conseguimos fazer o percurso com gasto de apenas R$ 14 para encher o “tanque”. Mas o saldo final não foi de todo positivo. Ficar estressado sem saber se conseguiria achar um carregador em funcionamento, uma vaga livre e perder parte do seu tempo de lazer para abastecer não foi tão legal. E este é o preço para quem quer sair na dianteira e ter um carro elétrico na garagem.

Volvo XC40: paradas para reabastecimento podem tomar bom tempo da viagem
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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