VW apresenta o SUV Taos para o Brasil

Marca alemã também lança sua primeira loja virtual no país e promete carros eletrificados para o Mercosul

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. VW apresenta o SUV Taos para o Brasil
Fernando Miragaya
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Volkswagen aproveita o fim do ano para fazer um balanço deste louco 2020 e promover os lançamentos da marca. Em uma coletiva online, a montadora alemã apresentou pela primeira vez o SUV Taos para o mercado brasileiro e lançou sua primeira loja digital no país. Além disso, o CEO para a América Latina, Pablo Di Si, falou sobre os próximos passos da empresa na região.

Quanto à data de chegada do Taos, o executivo só confirmou que será no segundo trimestre de 2021, conforme já havia sido revelado na apresentação global do utilitário esportivo médio. O conjunto mecânico reúne o motor 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgf.m com o câmbio automático de seis marchas.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Di Si disse que a suspensão do veículo terá acerto e calibragem específicos para o Mercosul, como é de praxe nos modelos feitos sobre a plataforma MQB (T-Cross, Nivus, Polo, Virtus etc). Além disso, reiterou que o carro terá a nova central multimídia VW Play, com tela de 10" e loja de apps, assim como equipamentos de segurança.

Volkswagen Taos
Volkswagen Taos tem design parecido com o do Tharu, sua versão chinesa
Crédito: Divulgação
toggle button

Segundo a VW, o SUV sairá da fábrica na Argentina para o Brasil com itens de auxílio ao motorista. Entre eles, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), frenagem autônoma de emergência (AEB) com detector de pedestres e sensores de ponto cego e de tráfego traseiro.

No desenho, o SUV Taos segue o padrão horizontalizado de estilo da marca na dianteira. Destaque para a barra de LEDs que percorre a grade cromada. O modelo adotará faróis chamados IQ. Light, com luzes de conversão dinâmica. O modelo ficará posicionado entre T-Cross e Tiguan para brigar com Jeep Renegade, e deverá ter preços entre R$ 130 mil e R$ 160 mil.

Loja virtual

A Volks aproveitou para apresentar sua primeira loja totalmente digital no país, a VW e-store. A plataforma é integrada a todas as concessionárias da marca e entra em operação no dia 11 de dezembro no endereço store.vw.com.br. De acordo com a empresa, todos os modelos comercializados pelo fabricante estarão disponíveis para compra online.

"A digitalização é um dos principais pilares da Volkswagen e está em todos os processos, do desenvolvimento ao pós-venda. Em 2017, eu afirmei que em cinco anos todas as concessionárias estariam digitalizadas. Errei por alguns anos. A concessionária digital já é uma realidade em todas as nossas revendas. Agora, damos mais um passo nesse processo com a VW e-store", enalteceu Pablo Di Si.

Nova picape e híbridos

Volkswagen Tarok
Volkswagen Tarok será a grande rival da Toro a partir de 2021
Crédito: Mario Villaescusa/WM1
toggle button

Pelas palavras do CEO da Volkswagen, a picape Tarok, a rival da Fiat Toro mostrada como conceito em 2018, não subiu tanto no telhado como se imaginava. O modelo será feito também sobre a plataforma MQB. Di Si insinuou que haverá novas informações sobre o modelo ao longo de 2021 - o carro pode chegar em 2022.

Mais certo, porém, são os modelos eletrificados. Sem detalhar quais carros virão, Pablo Di Si prometeu cinco novos veículos híbridos e elétricos para o Mercosul até 2023. O plano global da marca para as próximas décadas prevê 70 novos híbridos e mais 70 elétricos.

E tome SUV

Agora com quatro utilitários esportivos no portfólio, o executivo deixou no ar que o foco em SUVs não deve parar por aí. O quinto crossover prometido para a região não virá para o Brasil, só para a Argentina: o Touareg. Em compensação, há chances de o chinês Atlas Cross dar as caras por aqui para ser o SUV mais caro da marca, acima do Tiguan.

Indagado sobre a possibilidade de um modelo abaixo do Nivus, Di Si não descartou, e lembrou que o segmento de SUVs se fragmentou e que a tendência é que surjam mais sub-segmentos de crossovers daqui para a frente. Aqui no WM1 a gente já falou, inclusive, que a Volks estuda um SUV baseado diretamente no Polo, uma espécie de CrossPolo.

"Esse é o segmento de maior crescimento no Brasil e no mundo. A nossa linha de SUVs está completa, por enquanto. Mas à medida que passarem os anos, esse mercado ficará ainda mais fragmentado", adiantou.

Comentários