Para atender às novas regras de emissões (poluentes e evaporativas) e ruídos do Proconve L7, a Volkswagen promoveu uma grande mudança em sua gama de produtos no mercado brasileiro. A marca tirou de linha o motor EA111 1.6 de 8 válvulas e 104 cv que equipava os modelos Gol e Voyage.
Com isso, os dois modelos passam a ser vendidos apenas com o motor 1.0 MPI de três cilindros de 84 cv. Esse propulsor, aliás, recebeu nova calibração no sistema de gerenciamento eletrônico para reduzir as emissões.
Além do EA111, a Volks também encerrou no Brasil a comercialização do motor EA211 1.6 de 16 válvulas de 117 cv. Mais moderno, esse propulsor equipava as versões automáticas de Gol e Voyage, além das configurações MSI de Polo e Virtus. Dessa forma, os dois últimos modelos passam a ser vendidos somente com motores 1.0 turbo (128 cv) e 1.4 turbo (150 cv) com transmissão automática de seis marchas.
Com essas mudanças em seu portfólio, a Volkswagen terá apenas a Saveiro (cabines dupla e simples) equipada com o motor EA211 1.6 16V, que na picape gera 120 cv devido a mudanças no sistema de escapamento.
Recentemente, a Volkswagen anunciou mudanças nos motores de seus outros modelos para atender às regras do Proconve L7. Os SUVs compactos Nivus e T-Cross receberam sistema start-stop em todas as versões. O SUV médio Taos teve o motor 1.4 turboflex recalibrado, assim como o 2.0 turbo de 231 cv a gasolina do Jetta GLI (que ganhou 1 cv com a atualização). O 3.0 V6 turbodiesel da Amarok teve a potência reduzida de 258 cv para 257 cv com a recalibração.
Segundo a Volkswagen, para atender o Proconve L7, foi necessário reduzir as emissões em pelo menos 38% para compostos orgânicos voláteis de óxidos de nitrogênio, em 23% para monóxido de carbono e em 25% para aldeídos em relação ao Proconve L6.
Para atingir esses índices, a empresa adotou atualizações de softwares de motores, recalibrou transmissões e sistemas de ar-condicionado, introduziu pneus feitos de compostos de baixa resistência ao rolamento, alterou sistemas de injeção de combustível, escape e catalizadores, entre outras medidas.
A retirada de motores de linha, como a Volkswagen fez com o EA111 1.6 de 8 válvulas e o EA211 1.6 de 16 válvulas, também faz parte dos processos de outras montadoras para se alinharem às exigências do Proconve L7. O WM1 já publicou reportagem em que mostrava exemplos de motores que sairiam de linha da Honda, Fiat e General Motors, por exemplo, para que as marcas se adaptassem às novas normas.