VW tira de linha motores 1.6 para reduzir emissões

Gol, Voyage, Polo e Virtus deixarão de oferecer esses propulsores para atender as normas estabelecidas pelo Proconve L7

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. VW tira de linha motores 1.6 para reduzir emissões
Guilherme Silva
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Para atender às novas regras de emissões (poluentes e evaporativas) e ruídos do Proconve L7, a Volkswagen promoveu uma grande mudança em sua gama de produtos no mercado brasileiro. A marca tirou de linha o motor EA111 1.6 de 8 válvulas e 104 cv que equipava os modelos Gol e Voyage.

Vw Gol 2019 Automatico (12)
Volkswagen Gol deixa de ter o motor 1.6 de 8 válvulas e é oferecido com o <b>1.0 MPI</b>
Crédito: Divulgação
toggle button

Com isso, os dois modelos passam a ser vendidos apenas com o motor 1.0 MPI de três cilindros de 84 cv. Esse propulsor, aliás, recebeu nova calibração no sistema de gerenciamento eletrônico para reduzir as emissões.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Além do EA111, a Volks também encerrou no Brasil a comercialização do motor EA211 1.6 de 16 válvulas de 117 cv. Mais moderno, esse propulsor equipava as versões automáticas de Gol e Voyage, além das configurações MSI de Polo e Virtus. Dessa forma, os dois últimos modelos passam a ser vendidos somente com motores 1.0 turbo (128 cv) e 1.4 turbo (150 cv) com transmissão automática de seis marchas.

Com essas mudanças em seu portfólio, a Volkswagen terá  apenas a Saveiro (cabines dupla e simples) equipada com o motor EA211 1.6 16V, que na picape gera 120 cv devido a mudanças no sistema de escapamento.

Apenas a Saveiro permanece equipada com o motor EA211 1.6 16V
toggle button

Recentemente, a Volkswagen anunciou mudanças nos motores de seus outros modelos para atender às regras do Proconve L7. Os SUVs compactos Nivus e T-Cross receberam sistema start-stop em todas as versões. O SUV médio Taos teve o motor 1.4 turboflex recalibrado, assim como o 2.0 turbo de 231 cv a gasolina do Jetta GLI (que ganhou 1 cv com a atualização). O 3.0 V6 turbodiesel da Amarok teve a potência reduzida de 258 cv para 257 cv com a recalibração.

Volkswagen atualizou softwares de motores

Segundo a Volkswagen, para atender o Proconve L7, foi necessário reduzir as emissões em pelo menos 38% para compostos orgânicos voláteis de óxidos de nitrogênio, em 23% para monóxido de carbono e em 25% para aldeídos em relação ao Proconve L6.

Para atingir esses índices, a empresa adotou atualizações de softwares de motores, recalibrou transmissões e sistemas de ar-condicionado, introduziu pneus feitos de compostos de baixa resistência ao rolamento, alterou sistemas de injeção de combustível, escape e catalizadores, entre outras medidas.

A retirada de motores de linha, como a Volkswagen fez com o EA111 1.6 de 8 válvulas e o EA211 1.6 de 16 válvulas, também faz parte dos processos de outras montadoras para se alinharem às exigências do Proconve L7. O WM1 já publicou reportagem em que mostrava exemplos de motores que sairiam de linha da Honda, Fiat e General Motors, por exemplo, para que as marcas se adaptassem às novas normas.

Comentários