Alemães criam Fiat 500 Abarth com mais de 400 cv

Projeto feito pela Pogea Racing mantém o motor 1.4 MultiAir turbo, com extensas modificações, para dar desempenho de V8

  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Alemães criam Fiat 500 Abarth com mais de 400 cv
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Vamos combinar que o Fiat 500 Abarth, na configuração hoje vendida no Brasil por R$ 94 mil, já garante bastante diversão, com motor 1.4 MultiAir turbo de 167 cv de potência e 23 kgf.m de torque, combinado com suspensão e freios esportivos, entre-eixos curto e peso de apenas 1.164 kg.

 Pogea Racing Fiat 500 Abarth
Legenda: Pogea Racing Fiat 500 Abarth
Crédito: Pogea Racing Fiat 500 Abarth

Mas os alemães da preparadora Pogea Racing estavam convencidos que essa receita podia ser muito mais apimentada e criaram uma versão insana do 500 Abarth, com desempenho de motor V8 (mantendo o bloco 1.4 com pesadas modificações): 410 cv de potência, mais torque de 45,3 kgfm, limitado eletronicamente para preservar a transmissão manual. Como na versão original, a tração é dianteira.

Com esses números, o 500 Abarth Pogea Racing é, segundo a customizadora, capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 4,7 segundos e atingir a velocidade máxima de 288 km/h. A título de comparação, o modelo original de fábrica faz o mesmo em 6,9 segundos e chega a 213,5 km/h.

Para um motor tão pequeno entregar tanta disposição, ele foi quase reconstruído, com substituição de bielas, pistões, virabrequim e comando de válvulas – além de, é claro, um turbo mais parrudo. Para aguentar o tranco, o bloco do motor foi reforçado e o sistema de arrefecimento também teve de ser substituído.

 Pogea Racing Fiat 500 Abarth
Legenda: Pogea Racing Fiat 500 Abarth
Crédito: Pogea Racing Fiat 500 Abarth

As modificações da Pogea Racing não estão limitadas à parte mecânica e incluem diversos componentes de fibra de carbono na carroceria, como para-lamas alargados com entradas de ar extras – para-choques e capô também são feitos com o material, que é caro, rígido e muito leve.

Apenas cinco unidades serão fabricadas. Tamanha potência e exclusividade concentradas no hatch compacto têm o seu preço, e é salgado: cerca de 50 mil libras (cerca de R$ 195 mil na conversão direta), quase o dobro do valor cobrado na Europa por um 500 Abarth de entrada.

 Pogea Racing Fiat 500 Abarth
Legenda: Pogea Racing Fiat 500 Abarth
Crédito: Pogea Racing Fiat 500 Abarth

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors