Carros de SP agora podem ter documentação digital

Estado com a maior frota de veículos do país agora pode ter o CRLV do automóvel de forma digital no celular

  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Carros de SP agora podem ter documentação digital
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

São Paulo passa a disponibilizar o documento de licenciamento do carro de forma digital. O Detran paulista, em parceria com o Serpro e o Denatran, acabam de lançar o serviço no estado.

Conhecido como Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital (CRLV), ele passa a ficar disponível.  juntamente com a CNH digital, no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O app reúne os dois documentos de porte obrigatório.

Na prática, você não precisa mais da obrigatoriedade de andar com os documentos impressos a cada viagem. Isso porque as versões eletrônicas dos documentos trazem todas as informações do impresso e têm a mesma validade jurídica.

Para ter o documento digital, o proprietário deve ter pago o licenciamento do veículo de 2019 e fazer o download do aplicativo CDT, que é gratuito. O cadastramento do veículo pode ser realizado no próprio app.

Depois disso, tanto a CNH quanto o CRLV poderão ser acessados - mesmo offline. Apesar da novidade, São Paulo é o 22° estado a garantir essa tecnologia.

Imagem mostra dois celulares com o aplicativo Carteira Digital de Trânsito na tela: uma com o CRLV eletrônico e a outra com a CNH digital
icon photo
Legenda: Novo aplicativo Carteira Digital de Trânsito agrega o CRLV eletrônico e a CNH digital
Crédito: Divulgação

Como funciona o app

A Carteira Digital de Trânsito oferece, além dos próprios documentos, várias funcionalidades. Pelo aplicativo, por exemplo, o motorista pode ser avisado quando a habilitação vencer ou ser comunicado sobre eventuais recalls. As infrações de trânsito também podem ser consultadas.

Outra facilidade é permitir que o CRLV seja compartilhado para outra pessoa que utiliza o mesmo veículo, desde que ela também tenha a plataforma instalada no smartphone - são até cinco usuários ao mesmo tempo. Quem recebe não consegue exportar ou compartilhar, mas pode apresentá-lo às autoridades de trânsito.

Todo o processo de obtenção do CRLV e da CNH Digital, de acordo com o Detran/SP, é 100% online e não necessita de comparecimento em postos do órgão de trânsito.

Imagem mostra a capa do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito
icon photo
Legenda: Carteira Digital de Trânsito está disponível para aparelhos Android e Apple
Crédito: Reprodução

Como obter o app e meus documentos digitais?

  1. Instale o aplicativo "CDT - Carteira Digital de Trânsito";
  2. Faça o cadastro;
  3. Baixe seu CRLV - para isso, basta informar o número do Renavam e o número de segurança do CRV (antigo DUT);
  4. Adicione sua CNH.
  5. Atenção: se você já era usuário do antigo aplicativo "CNH Digital", basta atualizá-lo.

     

    Comentários