Ford Ka leva nota zero em teste de impacto

Terceiro carro mais vendido do país foi reprovado em teste de colisão lateral do Latin NCAP na proteção para adultos

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Redação WM1
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Terceiro carro mais vendido do Brasil na atualidade, o Ford Ka levou nota zero na proteção para adultos e três de cinco estrelas (30,98 pontos de 49 possíveis) para crianças na nova rodada de testes do Latin NCAP, órgão de segurança viária que avalia automóveis comercializados na América Latina, Caribe e Brasil.

No resultado divulgado nesta quarta-feira (25), a nota zero obtida pelo compacto se deu por conta do mau desempenho no teste de impacto lateral a 50 km/h, simulando a batida em um poste e que começou a ser realizado pelo instituto em 2016, quando passou também a levar em conta a eficiência dos controles de tração e estabilidade, quando disponíveis. Esses testes se somam ao impacto dianteiro a 64 km/h, já realizado antes dos critérios ficarem mais rigorosos.

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Latin NCAP teste impacto Ford Ka outubro 2017
Latin NCAP teste impacto Ford Ka outubro 2017
Crédito: Latin NCAP teste impacto Ford Ka outubro 2017
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Em avaliação realizada em 2015, sem a colisão lateral, o Ka foi bem melhor, anotando quatro estrelas para adultos (12,17 pontos de 17) e três para crianças (30,58 de 49 máximos). Na ocasião, o carro foi testado com carroceria sedã com desenho ligeiramente diferente do nosso Ka +, que em outros mercados é chamado de Figo ou Aspire.

Dessa vez, o Ka foi avaliado na versão de entrada, que traz os dois airbags frontais obrigatórios no Brasil, mas não conta com controles de tração e estabilidade, disponíveis apenas nas versões mais caras do compacto - e na intermediária Tecno, recém lançada.

A nota zero para adultos, de acordo com Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP, deu-se por conta da elevada penetração da carroceria, "mostrando níveis altos de lesões no peito do ocupante adulto, penetração profunda do pilar B no habitáculo e abertura da porta". Segundo o órgão de segurança, o compacto carece de estruturas de absorção da energia do impacto no chassi e também no painel interior das portas, o que explicaria o pobre desempenho. De fato, o vídeo mostra que a porta dianteira é projetada contra o corpo do condutor.

Latin NCAP teste impacto Ford Ka outubro 2017
Latin NCAP teste impacto Ford Ka outubro 2017
Crédito: Latin NCAP teste impacto Ford Ka outubro 2017
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Quanto à proteção para crianças, o Ka manteve as três estrelas e, de acordo com Furas, apresentou "boa" proteção para batidas laterais, apesar de a porta traseira ter abrido com a porrada. A nota foi ligeiramente melhor que a obtida em 2015, mas não imune a críticas: o Latin NCAP afirma que a sinalização dos ganchos Isofix para fixação de cadeirinhas infantis é "deficiente" e não existe possibilidade de desligar o airbag dianteiro do passageiro para instalação de uma no assento da frente, voltada para trás, como determina a legislação brasileira. O fato de a porta traseira ter aberto na batida também resultou na perda de pontos.

Vale destacar que o Ka só passou a oferecer de série e em todas as versões o Isofix a partir da linha 2016, lançada em setembro de 2015, portanto, antes da avaliação efetuada naquele ano.

Latin NCAP teste impacto Ford Ka outubro 2017
Latin NCAP teste impacto Ford Ka outubro 2017
Crédito: Latin NCAP teste impacto Ford Ka outubro 2017
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"Estamos surpresos de que, mais uma vez, um fabricante tão importante como a Ford venda um carro zero estrela na América Latina, que, inclusive, falharia nos testes básicos da norma de proteção contra impactos laterais da ONU (Organização das Nações Unidas). Os compradores de automóveis merecem muito mais que esse resultado inferior ao padrão mundial da parte das companhias, que sabem como produzir automóveis bem mais seguros. Esse resultado ruim deveria servir como uma lição para os governos de toda a região, já que alguns fabricantes ainda não conseguem proporcionar níveis mínimos de segurança voluntariamente", criticou Furas.

Latin NCAP teste impacto Ford Ka outubro 2017
Latin NCAP teste impacto Ford Ka outubro 2017
Crédito: Latin NCAP teste impacto Ford Ka outubro 2017
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Procurada, a Ford afirmou em nota que "o Ka está disponível no Brasil desde 1997 e cumpre integralmente com a respectiva legislação brasileira. O Ka também oferece equipamentos de série que vão além das exigências locais de segurança, como distribuição eletrônica de freios (EBD), Isofix (para ancoragem de bebê conforto), encosto de cabeça e cinto de segurança de três pontos no banco traseiro central e lembrete de uso do cinto de segurança para o banco do motorista."

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