Gol: melhor compra do ponto de vista financeiro

Carro perdeu só 12,4% em três anos. Scènic, Picasso e Focus são os mais depreciados do mercado
  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Gol: melhor compra do ponto de vista financeiro
Auto Informe
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

– Quem comprou um Gol no início de 2005 e quiser vendê-lo hoje terá uma boa surpresa. Mesmo usado, com 40 ou 50 mil quilômetros rodados, pintura começando a desgastar, pneus no fim da vida, suspensão e embreagem gastas, correia dentada pedindo água, é um carro muito bem valorizado.

Um estudo especial de depreciação feito pela Agência AutoInforme, com cotação da Molicar, mostrou que o Gol é o carro menos depreciado do mercado brasileiro. Em três anos ele perdeu apenas 12,4% do seu preço inicial. Na média, o carro no Brasil tem uma depreciação de 19,9% após três anos de uso.

A pesquisa avaliou os preços praticados dos modelos zero quilômetro em julho de 2005 e comparou com os valores atuais de mercado dos mesmos carros, agora com três anos de uso. Só foram objetos da pesquisa os carros que permaneceram no mercado durante os últimos três anos, para efeito de comparação.

O Celta é o segundo carro menos depreciado, com perda de 13% do valor após três anos, seguido pelo Palio, com 13,1%. O Siena vem a seguir, com 13,2%, é o sedã pequeno com a menor depreciação. Ainda na faixa dos 13% estão o Mille com depreciação de 13,3% em três anos e o Fox 13,7%.

A melhor desempenho entre as picapes é da Saveiro, que perde 14,8% após três anos de uso. A Montana deprecia 15%, a Strada 15,3% e a Courier 16,4%. Na categoria perua, o Palio Weekend tem a melhor performance entre os concorrentes, com desvalorização de 16,7%.

O carro médio com o melhor desempenho é o Civic com depreciação de 21,4%. O Corolla perde 21,9%.

Os chamados premium estão na faixa de desvalorização de 17%: caso do Pólo, C3 e Fit veja a lista, portanto melhor do que a depreciação média do mercado, que é de 19,9%.

Alguns carros têm versões com depreciações bem diferentes, caso do Golf. As versões de entrada começam com perda de 21,5%, mas acabam chegando a até 29% no caso das versões turbo com cambio tiptronic. Na média, o Golf desvaloriza 23,8%. A mesma coisa acontece com o Focus: as versões de entrada com motor 1.6 depreciam 22,2%, mas as versões com câmbio automático e motor 2.0 depreciam até 29%.

A categoria dos sedãs pequenos está entre as menos depreciadas: na média esse tipo de carro perde apenas 15,7% do valor após três anos de uso. O Siena é o que tem o melhor desempenho entre eles, o carro da Fiat desvaloriza apenas 13,2% em três anos. O Corsa sedã perde 14,4% no mesmo período e o Classic 14,8%.

São os carros médios que aumentam a média de desvalorização após três anos de uso. Dentre eles, os melhores desempenhos são do Civic -21,4%, Corolla - 21,9%, Golf e Focus hatch - 23,8%.

Por outro lado, os carros que menos recuperam dinheiro investido são o Mégane, que perde -26,4% do valor após três anos de uso, a minivan Scenic -26,7%, a minivan Picasso -27,1% e o Focus sedã, o pior desempenho financeiro entre os modelos pesquisados: o carro da Ford perde -27,4% do valor na hora da revenda, três anos depois de ter deixado a concessionária.

As minivans estão entre os carros mais depreciados do mercado. Confira a tabela completa abaixo.
Desvalorização em três anos por modelo de carro de passeio

Modelo – Depreciação %

Gol – -12,4
Celta – -13,0
Palio – -13,1
Siena – -13,2
Mille – -13,3
Fox – -13,7
Corsa sedã – -14,4
Corsa hatch – -14,7
Saveiro – -14,8
Classic – -14,8
Montana – -15,0
Ka – -15,2
Strada – -15,3
Fiesta – -15,4
Fiesta sedã – -15,9
Courier – -16,4
Meriva – -16,5
Perua Palio – -16,7
Peugeot 206 – -17,4
Clio – -17,4
Clio sedã – -17,5
Polo – -17,6
Citroën C3 – -17,6
Fit – -18,2
Polo sedã – -18,3
Kombi – -18,3

Parati – -18,5
Doblò – -19,4

DEPRECIAÇÃO MÉDIA – 19,9%

Ecosport – -21,1
Civic – -21,4
Corolla – -21,9
Fielder – -23,4
Golf – -23,8
Focus hatch – -23,8
Peugeot 307 – -23,9
Astra hatch – -23,9
Stilo – -24,7
Zafira – -25,6
Astra sedã – -25,7
Mégane – -26,4
Scenic – -26,7
Picasso – -27,1
Focus sedã – -27,4

________________________________
Joel Leite joelleite@autoinforme.com.br é diretor da agência de notícias especializada no setor automotivo AutoInforme. Produz e apresenta o quadro sobre automóveis no programa Shop Tour e fornece informações para vários veículos de comunicação. É especialista no mercado de automóveis desde 1984, quando começou no Jornal do Carro do Jornal da Tarde. Joel é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduado em Comunicação e Semiótica.


Leia outras colunas de Joel Leite aqui

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors