Novo Classe A chega maior e com novos motores

Quarta geração do menor modelo da Mercedes-Benz traz novos motores, assistente pessoal e visual mais anguloso

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Novo Classe A chega maior e com novos motores
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Depois de mostrar teasers e revelar o interior do novo Classe A, a Mercedes-Benz finalmente apresentou em detalhes a quarta geracão do modelo no Salão de Genebra, na Suíça. O carro, que nasceu como minivan compacta, que inclusive teve fabricação nacional, agora está na segunda geração com carroceria hatch e traz visual repaginado, porte um pouco maior, novos motores e suspensão traseira por eixo de torção, no lugar do sistema multibraços utilizado anteriormente.

Considerando o porte, o hatch cresceu 3 cm na distância entre-eixos e ganhou 1,4 cm na largura, contribuindo para mais espaço na cabine, além de porta-malas maior. As suspensões foram retrabalhadas para um rodar mais confortável. Opcionalmente, o carro pode contar com amortecedores adaptativos.

Quanto ao visual, o A mantém as proporções sem grandes mudanças e o design mudou mais na parte dianteira, que ficou mais angulosa, muito por conta dos faróis afilados que se projetam até as laterais e agora podem ser inteiramente de LEDs, com 18 LEDs individuais cada.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Em relação aos motores, o Classe A traz o novo 1.4 turbo de 163 cv de potência e 25,5 kgf.m de torque, associado à transmissão manual de seis marchas ou à automatizada de dupla embreagem e sete velocidades. Também há a unidade 2.0 turbo de 224 cv e 35,7 kgf.m, a ser disponibilizada apenas com caixa de marchas automatizada, e a 1.5 turbodiesel de 115 cv e 26,5 kgf.m, também gerenciada pela transmissão de dupla embreagem. Por padrão, o Classe A segue com tração dianteira, porém o sistema de tração integral 4Matic pode ser encomendado como opcional. Vale lembrar que a Mercedes-Benz ainda não apresentou as versões AMG, de alta performance e com tração nas quatro rodas de série.

Por dentro, além de mais espaçoso, o interior ganhou acabamento mais requintado, com materiais mais nobres que seu antecessor. Porém, nesse quesito o destaque fica mesmo por conta do novo sistema multimídia MBUX, que traz inteligência artificial e comandos de voz como nas assistentes virtuais de smartphones, como a Siri, da Apple.

A MBUX conta com três configurações diferentes, sempre com duas telas de alta resolução posicionadas lado a lado (uma delas com os mostradores virtuais do painel de instrumentos). A de entrada combina duas telas de sete polegadas, enquanto a intermediária traz painel de sete polegadas e central multimídia de 10,25 polegadas. A mais sofisticada conta com duas telas de 10,25 polegadas.

Quanto à segurança, o Classe A traz tecnologias de assistência emprestadas do sedã de luxo Classe S, como controle de velocidade de cruzeiro adaptativo capaz de mover também o volante em determinadas situações, conferindo ao hatch capacidades de condução semiautônoma.

O novo Classe A será lançado na Europa no fim de 2018 e deve desembarcar no Brasil ao longo de 2019.

Comentários