As vendas de carros e comerciais leves em junho mais que dobraram em relação a maio, de acordo com relatório mais recente da Fenabrave (associação das concessionárias). Houve 117% de aumento nas vendas na comparação com o mês anterior, mas a comparação com junho de 2019 mostra queda de 41% - quando consideramos carros, comerciais leves, motos, caminhões e ônibus.
Na prática, o mercado ainda está longe do patamar de 2019, mas já pode considerar que "se levantou" da queda brusca de abril e maio, causada pela quarentena devido ao novo coronavírus. A esperança dos executivos da Fenabrave e de fabricantes é de que os números continuem em crescimento nos próximos meses.
Abaixo, seguimos com nosso ranking tradicional de mais vendidos: apontamos quem foi o líder das cinco principais categorias do mercado nacional de carros, hatches, sedãs, SUVs, picapes e esportivos.
São em momentos delicados como este que os grandes líderes aparecem. O Chevrolet Onix segue inabalável como carro mais vendido do Brasil - e obviamente o líder entre todos os hatchbacks do mercado. Em junho, foram 6.234 unidades vendidas, pouco mais de 400 acima do segundo colocado, o Hyundai HB20 (que no mês passado emplacou 5.792).
O terceiro colocado da categoria foi um velho medalhista de ouro: Volkswagen Gol, que teve 3.908 registros. A sequência atrás do veterano foi composta por Ford Ka (3.404) e Fiat Argo (3.003).
O Onix Plus manteve outra vez o posto de sedã mais vendido do Brasil. Ele ocupa essa posição desde seu segundo mês cheio de vendas, em novembro do ano passado. No acumulado de 2020, considerando todas as categorias, porém, perdeu a posição entre os carros mais vendidos do país para o Hyundai HB20 neste mês de junho e agora ocupa a terceira colocação.
Junho, curiosamente, não foi um bom mês nas vendas de sedãs. O Onix Plus foi apenas o 11º modelo mais emplacado do país, com 3.040 licenciamentos - sempre importante registrar que a Fenabrave contabiliza a nova geração e também o antigo Prisma, agora chamado Joy Plus - que responde por cerca de 20% das vendas totais.
Na lista de três-volumes, o segundo colocado foi novamente o Toyota Corolla, que vendeu 2.183 unidades, e o terceiro mais uma vez foi o Volkswagen Virtus, com 1.933 emplacamentos.
Temos um novo líder entre os SUVs: Volkswagen T-Cross, no mês em que seu "irmão" Nivus foi lançado, vendeu MUITO em junho e abocanhou a medalha de ouro que há alguns meses pertencia ao Chevrolet Tracker, que trocou de geração em março.
O bom número de vendas do T-Cross, inclusive, foi um dos fatores que ajudou a Volks a ser classificada como a marca mais vendida do mês passado - foram 5.463 unidades emplacadas do SUV em junho.
A segunda colocação ficou com o Jeep Renegade, com 4.092 registros - ele também é o líder entre SUVs no acumulado do ano e já soma 20.710 licenciamentos. O terceiro no mês passado foi o Tracker, líder dos últimos meses, com 4.075, apenas 17 unidades atrás do modelo da Jeep.
A picapinha da Fiat trocou de geração no fim do mês passado e, mesmo assim, os lotes finais da versão anterior venderam muito, mais uma vez. A Strada foi o modelo mais vendido no segmento de picapes e comerciais leves em junho, com 3.830 unidades.
Na segunda colocação vem a Fiat Toro, que teve 3.029 registros, e depois a Ford Ranger, em terceiro, com 1.736 licenciamentos. A Toyota Hilux foi a quarta, com 1.712, seguida pela Volkswagen Saveiro, com 1.613 vendas.
O segmento de alto luxo segue aquecido e mais uma vez o líder da categoria foi o Porsche 911, que teve impressionantes 126 unidades vendidas no mês passado. O segundo colocado foi o Ford Mustang, com 32 emplacamentos, e o terceiro o BMW Z4, com 25 registros.
No acumulado do ano, o 911 alcançou a marca de 500 unidades comercializadas, seguido por Mustang (181) e Porsche Boxster (163).
É importante destacar que nessa categoria levamos em consideração somente modelos "nascidos" esportivos. Não consideramos, por exemplo, versões esportivas feitas em cima de carros que já existem, como BMW M5, Renault Sandero RS ou Audi RS6, entre outros.