Quem gosta do Hyundai HB20, mas quer um carro de visual mais invocado, tem na versão R Spec (foto acima) a única opção no Brasil, fora as customizações feitas depois da compra na concessionária que a gente vê por aí. O problema é que a esportividade do R Spec está apenas na parte visual, trazendo rodas diamantadas de 15 polegadas, pinças de freio vermelhas, antena tipo barbatana, ponteira de escapamento cromada, imitação de difusor de ar na traseira e detalhes vermelhos na cabine. Vendido a partir de R$ 61.330, traz o mesmo motor 1.6 aspirado de 128 cv das demais configurações, com câmbio manual ou automático.
Que tal se a Hyundai lançasse aqui um HB20 verdadeiramente esportivo, trazendo o motor 1.6 turbo de injeção direta do New Tucson, ajustado para ampliar a potência dos já bons 177 cv para cerca de 200 cv?
Pois na Europa e em outros mercados, onde o hatch se chama i20 (foto acima) e traz design um pouco diferente, vai ganhar em 2018 a versão de alto desempenho N com essa especificação, de acordo com a publicação "Auto Express”. A revista britânica vai além e afirma que, dependendo da configuração escolhida, o i20 N terá inclusive diferencial dianteiro eletrônico, para distribuir melhor a tração nas rodas dianteiras no contorno de curvas rápidas.
A revista cita declaração de Albert Biermann, diretor da submarca N, divisão de alta performance da Hyundai equivalente à AMG da Mercedes-Benz, para apostar na chegada de um i20 bem apimentado. Biermann, que foi chefe da BMW M, equivalente da AMG, disse que a Hyundai N não deve se limitar ao segmento C, de hatches médios, lembrando que o mercado europeu está cheio de hatches compacatos como o i20 que entregam muita potência e dirigibilidade esportiva, como o Volkswagen Polo GTI, o Ford Fiesta ST e o Peugeot 208 GTI.
O primeiro modelo da divisão N a ser lançado é o i30 N, que a marca sul-coreana tem testado em pistas de corrida (foto acima) e será apresentado em setembro, no Salão de Frankfurt, na Alemanha. O segundo representante da família N será o Veloster de segunda geração, que também tem tido protótipos flagrados, ainda com camuflagem.