O segmento de automóveis que mais cresce no mundo é o de SUVs se até a Ferrari recentemente admitiu que um carro do tipo está nos planos da marca italiana de superesportivos. A arquirrival Lamborghini também terá um utilitário de alta performance, o Urus, que já foi exibido como conceito e cuja versão de produção será revelada durante evento no dia 4 de dezembro na sede da montadora, em Sant'Agata Bolognese, também em território italiano.
O Urus será uma espécie de Aventador com carroceria alta, cheia de recortes e ângulos afiados típicos dos modelos atuais da Lambo - e quatro portas, algo até há pouco considerado quase impensável em um modelo da marca. Além disso, o Urus vai trocar os motores V10 e V12 naturalmente aspirados instalados na posição central-traseira do Huracán e do Aventador por uma unidade V8 biturbo, com opção híbrida plug-in para render algo em torno de 700 cv e se credenciar ao título de SUV mais rápido do mundo.
Dotado de tração integral, o Urus terá preço inicial de pelo menos US$ 200 mil (cerca de R$ 630 mil na conversão direta), aproximadamente, e produção anual em torno de mil unidades. Além disso, contará com interior requintado e muito conforto, possivelmente com tecnologias de condução semiautônomas típicas de SUVs de luxo modernos.
Mas engana-se quem pensa que o Urus vai marcar a estreia da Lamborghini no segmento dos utilitários esportivos. Nos anos 80 e no início dos 90 a montadora europeia colocou nas ruas o rústico LM002 (fotos acima e abaixo), que era um típico utilitário esportivo "raiz", com tração 4x4 convencional, acionada na cabine, caixa de reduzida e visual quadradão, com dobradiças das portas expostas, estando mais para um Land Rover antigo que para um Lamborghini como conhecemos.
O LM002 tinha quatro assentos individuais e motor V12 aspirado emprestado do cupê Diablo, com 5,2 litros de cilindrada e 450 cv de potência, enviada, evidentemente, para as quatro rodas..
Pois uma unidade de 1990 com pouco mais de 19 mil km rodados do SUV "raiz" da Lambo está à venda nos Estados Unidos após passar por extensa restauração, cosmética e mecânica, para ficar em estado de novo.
A reforma incluiu novo contêiner para transporte de cargas instalado na caçamba aberta (sim, o LM002 pode também ser considerado uma picape), pneus Pirelli Scorpion de uso misto, novo escapamento, sistema de som da Alpine com Bluetooth (nada de central multimídia) e carpetes originais - sem contar toda a documentação original, como manual e plano de revisões, que certamente agrega valor nesses casos.
Por falar em agregar valor... o SUV da Lamborghini está à venda na loja multimarcas Cats Exotics, em Lynnwood, Washington, pelo valor de US$ 440 mil (R$ 1,4 milhão) ou cerca de duas vezes o valor estimado para o Urus. A diferença é que o Urus, provavelmente, terá fila de espera e esse quadradão LM002 pode ser seu já!