Tesla revela primeira imagem de SUV compacto

Model Y será lançado em 2019 com a expectativa de se tornar o mais vendido da marca de automóveis 100% elétricos

  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Tesla revela primeira imagem de SUV compacto
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Agora é oficial. Elon Musk, o chefão da Tesla, confirmou que a montadora californiana de automóveis 100% elétricos vai lançar em 2019, “aproximadamente”, o Model Y, SUV de porte compacto mais acessível que o Model X, que hoje tem preço inicial na faixa dos US$ 80 mil. O Y deverá custar metade do preço, assumindo o mesmo papel que o sedã Model 3, prestes a ser lançado, vai desempenhar em relação ao grande e luxuoso Model S, que parte de cerca de US$ 70 mil.

A Tesla, inclusive, divulgou um “teaser" do Model Y, mostrando parte do capô e do teto do utilitário. Dá para ver pouca coisa, mas ele lembra um Model 3 mais alto. Também chama a atenção o fato de o modelo não ter retrovisores externos - que devem dar lugar a câmeras ligadas a um monitor dentro da cabine.

icon photo
Legenda: tesla-model-y-teaser_0.jpg
Crédito: tesla-model-y-teaser_0.jpg

Apesar de na prática o modelo representar uma versão SUV do sedã, com preço ligeiramente superior, ele será construído sobre uma nova plataforma, com uma fábrica exclusiva para ele. Musk disse, durante conferência com acionistas, esperar que no futuro o Y ultrapasse o 3 em volume de vendas, sendo o modelo mais emplacado da montadora. Para se ter uma ideia, o Model 3 nem foi lançado ainda (a produção começa no mês que vem) e já tem mais de 400 mil pedidos de reserva (foto abaixo).

icon photo
Legenda: 940x576 113532f5 D5f7 4097 A679 2e740c2a5f21

Sobre a nova plataforma, Elon Musk avaliou, no mesmo evento, que foi um “engano" usar a mesma base do sedã Model S para construir o Model X, que tem sido alvo de reclamações quanto aos altos custos de reparo e também por conta de problemas nas sofisticadas e caras portas traseiras com estilo “falcão”, abertas para cima. Especula-se que o Model Y também traga as portas polêmicas.

De acordo com o chefe da Tesla, “existe um número de importantes melhorias no sistema de manufatura que podem ser feitas e vão permitir à companhia construir o Model Y de uma maneira que um carro nunca foi montado antes”. Resta saber qual será a próxima cartada do empresário, cuja montadora recentemente chegou a ser avaliada com maior valor de mercado que as gigantes General Motors e Ford.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors