Vídeo: Porsche põe novo Cayenne à prova

Protótipos da terceira geração do SUV de luxo rodaram 4,4 milhões de km em testes. Apresentação será próxima terça (29)

  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Vídeo: Porsche põe novo Cayenne à prova
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Lançado em 2002, o Porsche Cayenne pode ser considerado o "pai" dos SUVs de luxo ao lado do BMW X5, que chegou um pouco antes, em 1999. Depois deles, hoje quase toda marca premium tem um ou mais utilitários esportivos no seu portfólio, vide os exemplos do Bentley Bentayga, do Jaguar F-Pace, da família Q, da Audi, e do Rolls Royce Cullinan, que ainda será lançado. Até tradicionais marcas esportivas como a Lamborghini vão lançar em breve um SUV (no caso, o Urus), e recentemente Sergio Marchionne, o chefão da Ferrari e da Fiat Chrysler, admitiu que a montadora italiana de supercarros considera colocar um "utilitário" no mercado daqui a poucos anos.

icon photo
Legenda: Porsche Cayenne 2018 testes
Crédito: Porsche Cayenne 2018 testes

Fato é que o Cayenne transformou a Porsche de uma montadora em dificuldades financeiras em uma das companhias automotivas mais rentáveis da atualidade, abrindo caminho para o lançamento do sedã Panamera, por exemplo, e do SUV médio Macan. Agora, a fabricante alemã prepara o lançamento da terceira geração do seu utilitário esportivo, que já tem data para ser revelada: na próxima terça-feira (29), dias antes da abertura do Salão de Frankfurt, na Alemanha, onde o novo Cayenne será exibido.

icon photo
Legenda: Porsche Cayenne 2018 testes
Crédito: Porsche Cayenne 2018 testes

Para demonstrar que o novo Cayenne está pronto para ganhar as ruas (e também as trilhas sem asfalto, pelo visto), a Porsche divulgou um vídeo de protótipos da nova geração dando duro em condições extremas, desde o calor desértico de Dubai, em torno de 50ºC, até temperaturas de -40ºC no norte do Canadá, além de outras locações inóspitas.

De acordo com a fabricante, os protótipos e as unidades pré-série do SUV rodaram, somadas, cerca de 4,4 milhões de quilômetros desde meados de 2014, quanto tiveram início os testes de desenvolvimento da terceira geração já com os veículos rodando. Alguns protótipos rodaram 240 mil km sozinhos no intervalo de alguns meses.

icon photo
Legenda: Porsche Cayenne 2018 testes
Crédito: Porsche Cayenne 2018 testes

Nas imagens, o novo Cayenne aparenta ser bem parecido com a geração atual, apesar dos disfarces, especialmente nos faróis e nas lanternas traseiras. Dá para perceber que os dois vincos centrais no capô estão mais próximos, mas, de resto, o design aparenta não trazer grantes surpresas. Apesar disso, o SUV da Porsche pode ser considerado um novo carro, agora construído sobre a matriz modular MLB Evo, para motores longitudinais, usada também no novo Audi Q7, no Bentley Bentayga e, em um futuro não muito distante, na nova geração do Volkswagen Touareg.

icon photo
Legenda: Porsche Cayenne 2018 testes
Crédito: Porsche Cayenne 2018 testes

Com essa nova base, o Cayenne terá chassi mais rígido e também mais leve, graças ao uso de materiais como aços de alta e ultra alta resistência na sua estrutura, mas leves e mais fortes. Também há a expectativa que a versnao Turbo S híbrida nessa terceira geração tenha potência na faixa dos 700 cv.

icon photo
Legenda: Porsche Cayenne 2018 testes
Crédito: Porsche Cayenne 2018 testes

As vendas na Europa devem começar até o fim do ano, logo após o Salão de Frankfurt, e a chegada aos Estados Unidos está prevista para até meados de 2018. O SUV também deverá vir ao Brasil ao longo do ano que vem.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors