Hyundai mostra nova geração do i30

Hatch médio ficou maior, tem novos motores e estreia em Paris

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Hyundai mostra nova geração do i30
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Hyundai mostrou a terceira geração do hatch médio i30, que tem estreia oficial marcada para o fim deste mês no Salão de Paris, França. O modelo cresceu na maioria das medidas, tem um conjunto de seis novos motores, ganhou diversas tecnologias de segurança e recebeu desenho repletos de linhas fluidas, que deram tom mais esportivo.

Embora seja sul-coreana, a fabricante decidiu transferir o desenvolvimento do carro por completo para a matriz da Europa. A grade frontal destaca-se pelo abandono das linhas verticais cromadas para adotar diversos pontos em black piano que criam um efeito cascata. Para nós do Brasil, este tipo de efeito não é novidade, uma vez que já é usado do HB20 R spec.

Mas foi a parte traseira quem recebeu mudanças mais enfáticas. A lanterna mudou de formato, as luzes de lanterna foram posicionadas próximas ao porta-mlas, o para-choque tem acabamento preto brilhante e diversas linhas tornam o veículo mais musculoso.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

A parte interna mudou mais ainda. Desde o desenho do volante e do console, agora bicolor, até a central multimídia. Há duas opções de telas, sendo uma delas de 5” e outra de 8 polegadas. Há câmera traseira, bluetooth e compatibilidade às tecnologias Apple Car Play e Android Auto.

O hatch está 40 milímetros mais longo (4,34 metros no total) e 15 mm mais largo (1,79 m). A única medida que diminuiu a altura, em 15 mm, agora com 1,45 m. Já o entre-eixos de 2,65 m foi mantido.

Seis motores

Sob o capô, há opção por seis cavalarias distintas. Três delas são a gasolina: 1.4 de 100 cv, 1.0 de 120 cv e 1.4 turbocharged de 140 cv. Já as alternativas alimentadas a diesel são todas disponibilizadas pelo motor 1.6 16 cv. Ele pode render 95 cv, 110 cv e 136 cv.

A transmissão de dupla embreagem e sete velocidades vale para os dois blocos a diesel mais potentes e para o motor 1.4 a gasolina. Os demais propulsores são alocados exclusivamente ao câmbio manual de seis marchas.

Segurança ativa

Outra evolução do i30 para ficar a par do que a concorrência oferece está em tecnologias de segurança ativa. O hatch ganhou sistema de frenagem autônoma, controle de cruzeiro, detector de ponto cego, alerta de mudança de faixa e farol adaptativo.

Comentários