BMW registra patente de retrovisores virtuais

Tecnologia projeta na janela do motorista a imagem captada por câmera instalada na traseira do veículo

  1. Home
  2. Segredos
  3. BMW registra patente de retrovisores virtuais
Guilherme Silva
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A BMW registrou no Instituto Europeu de Patentes uma interessante tecnologia que projeta na janela do motorista a imagem captada por uma câmera instalada na traseira do veículo. Os desenhos do protótipo dos retrovisores virtuais foram publicados no fórum de internet i4talk.

Esse novo sistema de retrovisores é ainda mais avançado que o utilizado no Audi e-tron, que mostra o que se passa do lado de fora do carro em pequenas telas instaladas nas portas dianteiras.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

A tecnologia registrada pela BMW funciona como um head-up display, e projeta as imagens em uma parte semi-espelhada das janelas dianteiras a uma distância que varia de 50 centímetros a 2 metros dos olhos do motorista. Para facilitar a adaptação do condutor, as imagens são projetadas nos pontos dos espelhos retrovisores convencionais.

Bmw Virtual Mirror Patent 1
De acordo com as patentes, imagens serão projetadas a distância de 50 cm a 2 m dos olhos do motorista
Crédito: Reprodução
toggle button

Além de auxiliar o motorista com uma visibilidade mais ampla, as câmeras também contribuem com a aerodinâmica do carro. Por serem menores que os espelhos, reduzem a resistência contra o ar enquanto o veículo está em movimento.

Esse sistema também mostrará informações do veículo e de navegação. Marcações de distância para auxiliar nas manobras de estacionamento e nas mudanças de faixa durante a condução também serão aplicadas à tecnologia.

Thumbnail Bmw Virtual Mirror Patent 2 1
Com as janelas abertas, as imagens serão projetadas em uma parte fixa independente do vidro
Crédito: Reprodução
toggle button

Caso as janelas sejam abertas, as imagens dos retrovisores virtuais ainda serão mostradas em uma parte fixa independente do resto da vidro. A luminosidade da tela será ajustada automaticamente para não ofuscar a visão do motorista.

A BMW ainda não anunciou quando o sistema será implementado em seus carros. Provavelmente, a tecnologia estreará nos modelos comercializados na Europa. Embora a marca produza veículos nos Estados Unidos, naquele país a legislação proíbe as câmeras no lugar dos espelhos convencionais.

Comentários