Ainda este ano deveremos ver mais um carro chegar com pompa de "anti-Corolla". Falamos do BYD Destroyer 05, modelo que a marca chinesa pretende lançar para roubar clientes do sedã médio mais vendido do Brasil. Já confirmado para cá, nesta semana o modelo teve seus primeiros registros de patentes oficiais divulgados pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).
O BYD Destroyer 05, que antes se chamava "Qin Plus", também deverá fazer a estreia de uma linha de sedãs que sempre começará pelo nome "Destroyer" - em homenagem a um navio de guerra, já que a marca classifica as categorias de seus modelos por nomes relacionados à marinha ou classificações nobres como veremos a seguir.
De acordo com a empresa, carros da BYD irão retratar "os nomes das mais importantes dinastias chinesas e de regimes monárquicos hereditários que governaram a China". Hoje, o único veículo da marca vendido no Brasil é o SUV elétrico Tan a R$ 490 mil (lá fora se chama Tang e por aqui não recebeu esse nome para não ser associado à marca de suco em pó).
O BYD Destroyer 05 é um sedã médio que tem o mesmo porte que um Toyota Corolla e que portanto deve competir com o rival japonês na mesma faixa de preço - hoje, entre R$ 140 mil e R$ 170 mil. O modelo fará parte de uma nova família de modelos, onde o nome "Destroyer" será usado para batizar sedãs, sempre seguido pelo número que identifica o carro por seu tamanho.
Lá fora, o sedã tem 4,78 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,50 m de altura e 2,72 m de entre-eixos - ligeiramente maior que o atual Corolla, que tem 4,63 m de comprimento, 1,78 m de largura e 2,70 m de entre-eixos. Mas calma! O visual não deverá ser como esse da foto que abre a nota, e sim mais moderno e reestilizado, com grade superior maior e faróis mais retilíneos - como se vê nas imagens das patentes.
Na parte traseira o desenho mudará menos e seguirá com a peça inteiriça que liga as lanternas. E na parte de dentro, o destaque será a central multimídia com tela gigante de 15,6 polegadas com função giratória (semelhante à do Tan) e quadro de instrumentos 100% digital com tela de 8,8 polegadas.
Ainda não foi confirmada qual será a motorização. O Qin Plus híbrido, antigo Destroyer 05 na China, usava motor 1.5 de ciclo Atkinson combinado a um conjunto elétrico que, juntos, entregavam 217 cv e 32,2 kgfm de torque. Se mantiver esse trem-de-força, os números de desempenho prometem ser interessantes: 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e consumo de 26,3 km/l.